Lição 1 - Para ler Provérbios II

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Juvenis: Bons conselhos

COMENTARISTAS: MARCELO ROBERTO, TELMA BUENO, THIAGO SANTOS E VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 1 – PARA LER PROVÉRBIOS

“O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1.7).

ESBOÇO DA LIÇÃO

3. MENSAGEM E PROPÓSITO DE PROVÉRBIOS

OBJETIVOS

Expor a mensagem e o propósito de Provérbios.

Querido (a) professor (a), mais um trimestre se inicia, e este ainda mais especial por ser o último do ano. Como 2018 está passando rápido, não é mesmo?! Você pode parar por alguns minutos e recordar quantas lutas e desafios o Senhor te ajudou a vencer este ano?! Essa retrospectiva é muito importante para que mantenhamos um coração forte, repleto de gratidão e esperança (Lm 3.20-24).

Ebénezer! Até aqui nos ajudou o Senhor! E assim Ele continuará. Renove-se em Jesus. Esteja um tempo refletindo em suas superações no Senhor, suas conquistas, bem como nos projetos e metas que ainda faltam ser alcançados. Esse fortalecimento é crucial para continuar a empreitada desta vida e do seu ministério.

É interessante expandir essa reflexão para a sala de aula. Proponha o mesmo aos seus alunos e deixe que voluntariamente quem desejar compartilhe alguns dos muitos motivos que o Senhor lhe deu para agradecer este ano. E para encerrar este momento, peça-os que leiam juntos, responsivamente, o Salmo 103.

Vamos encerrar este trimestre com chave de ouro, estudando os conselhos do homem que foi agraciado por Deus com um dos bens mais preciosos que existe, a sabedoria. Provérbios de Salomão são valiosos e úteis conselhos para pessoas de qualquer idade. Contudo, há de se convir que na faixa etária de seus juvenis grandes decisões são requeridas, escolhas essas que podem ecoar por toda a vida. Logo, este estudo tem especial importância.

Sugerimos a leitura ao longo do trimestre do livro publicado pela CPAD sobre o temas: “Vivendo Provérbios”, do ilustre autor Charles Swindoll.

Quanto mais meditarmos nas Escrituras, mais óleo aplicaremos à nossa engrenagem diária. Os trinta e um capítulos do livro de Provérbios estão cheios de cápsulas de verdade, muitas na forma de uma breve máxima, que nos ajudam a encarar e até superar as dificuldades da vida. Por meio de um programa de 26 semanas de leitura, Charles Swindoll mostra o quanto a sabedoria de Provérbios, a mais prática e realista instrução da Bíblia, é uma Inspiração para enfrentarmos os conflitos diários.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1163-li%C3%A7%C3%A3o-1-para-ler-prov%C3%A9rbios.html Acesso em 05 out. 2018