Lição 8 - A graça de Deus II

Imprimir

p>CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Queda e redenção

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: PROF.ª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 8 – A GRAÇA DE DEUS

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tt 2.11)

Esboço da Lição

1. A GRAÇA DE DEUS

2. O ALCANCE DA GRAÇA

3. OS GRANDES DILEMAS

4. VIVENDO O TEMPO DA GRAÇA

Objetivos

Diferençar a graça de Deus da sua misericórdia e justiça.

Expor o alcance da graça de Deus.

Estimular os alunos a exultarem pelo privilégio de serem alcançados pela graça.

Querido (a) professor (a), o tema de nossa próxima lição é magnífico, a razão de cada um de nós termos tido acesso a nosso bem mais valioso, a salvação em Jesus. Ou seja, falaremos sobre a mais pura GRAÇA, favor imerecido de Deus para conosco.

Como constantemente colocamos aqui, seu exemplo prega e ensina mais que suas palavras. Seus juvenis veem em você a marca da graça de Cristo?! A gratidão e alegria por tamanha dádiva?!

Ao longo da caminhada, conforme vamos internalizando a obediência às regras, mandamentos, doutrinas eclesiástica, somos tentados a nos sentir quase que merecedores da bênção de Deus. “Afinal, nós trabalhamos na obra, não faltamos à igreja, damos o dízimo, obedecemos todos os ritos, fazemos por onde”.

Ainda que não admitamos assim, verbalmente, a sensação é esta. É uma tendência da natureza humana, por isso que diariamente precisamos estar diante do Espírito Santo, nos auto-examinarmos, lhes confessar cada mínima falha, nos humilhar em sua presença para não esquecer o quão imerecedores somos.

E (Jesus) disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18.9-17)

A fim de reforçar a lição e objetivos propostos em sua revista, promova a seguinte atividade: Leve para turma uma caixa de presente bem atrativa e pedaços de papel ao maço ou cartolina de cores variadas, como em tamanho de cartões ou bilhetes.

Ao conceituar o significado de graça, trace um paralelo com um presente. Com a caixa de presente fechada em suas mãos, despertando a curiosidade dos alunos, explique que, quando recebemos um presente, não podemos pagar por ele (até porque não há preço monetário que cubra o significado valioso deste gesto); não podemos devolver (mesmo se for algo extremamente caro, que você sabe que a outra pessoa se sacrificou e fez além do que ela podia, e do que você merecia). Diga que assim é a graça de Deus em nossas vidas, dezenas e dezenas de presentes diários, pelos quais nem merecemos e alguns nem sequer agradecemos. Neste momento distribua os pedaços de papel, quantidade livre, e peçam que escrevam coisas pelas quais são gratas e certamente frutos da GRAÇA DO SENHOR em nossas vidas.

Ao final deste momento, todos deverão colocar os papéis preenchidos dentro da caixa e no momento da oração de cada aula, a começar desta, cada um irá tirar algum papel para agradecer ao Senhor juntos, em oração.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

/Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/juvenis/1081-li%C3%A7%C3%A3o-8-a-gra%C3%A7a-de-deus.html Acesso em 17 ago. 2018