Lição 4 - A corrupção da humanidade I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

JUVENIS: QUEDA E REDENÇÃO

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTARISTA: PROFª. SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 4 – A CORRUPÇÃO DA HUMANIDADE

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Corrupção da humanidade.

- Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos, uma escolha”.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha

Objetivos:

Introduzir o estudo sobre o Humanismo.

Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Material:

Cadeiras

Figuras de homem e mulher

Palavra DEUS

02 envelopes:

Nome “Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01

Palavra “Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.

Procedimento:

Antes da aula:

Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos

No final de cada caminho coloquem 01 cadeira

Em 01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.

Na outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.

Durante a aula:

- Organizem os alunos em 02 grupos.

- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.

- Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.

- Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem e da mulher.

- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.

- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o caminho do Humanismo, rejeitando Deus.

- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?

- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).

- Para concluir, falem: É sobre a corrupção da humanidade que rejeita Deus e prefere as ideias humanistas, no homem no centro, que vamos estudar hoje nesta lição.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2018/07/juvenis-curriculo-do-ano-1-queda-e_16.html Acesso em 17 jul. 2018