Lição 9 - A Igreja em missões urbanas II

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

JUVENIS: igreja, o corpo de Cristo

COMENTARISTA: JAMIEL LOPES

COMENTARISTA: PROFª. PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 9 – A IGREJA EM MISSÕES URBANAS

OBJETIVOS

Apresentar as estratégias utilizadas por Paulo para evangelizar os grandes centros;

Encorajar a vencer os desafios da evangelização nos grandes centros e nas pequenas cidades;

Discutir como utilizar os meios tecnológicos na evangelização.

Querido (a) professor (a), a nossa próxima lição abordará um tema para o qual o próprio Cristo comissionou cada um de nós, o “ide”. Vamos focar especificamente em “missões urbanas”, alvo desafiador, porém ao alcance de todos. Para tal, destacaremos como exemplo em nosso estudo a dedicação e estratégias utilizadas por ninguém mais, ninguém menos que o próprio Paulo, o apóstolo dos gentios. Certamente seu papel no avanço do Reino, ganhando incontáveis almas para Cristo, tem muito a nos ensinar.

Independente do tempo que você tem de atuação no ministério de ensino é sempre importante lembrar que boa parte deste trabalho começa antes de entrar na sala de aula. Você tem dedicado um tempo consistente para o estudo da lição? Elaboração do plano de aula, bem como preparo de todo material necessário para sua realização? E quanto à oração, você tem apresentado seus alunos a Deus, intercedendo em prol da frutificação da semente a ser lançada em seus corações? Essas são etapas essenciais do processo de educação cristã. Seja qual for sua resposta, separe um momento e ore por seus juvenis. Quem sabe, através desta aula não se levantarão missionários fervorosos, comprometidos em proclamar a mensagem de Salvação, perto ou longe, nas redondezas e até nos confins da Terra?!

Como pontuaremos na lição, temos inúmeros desafios na tarefa de evangelização nos grandes centros urbanos, bem como nas cidades pequenas. Inclusive um muito comum, especialmente em nosso país, é a decepção com a instituição religiosa, devido a alguns erros que seus membros e líderes cometeram, um mau testemunho que pode ter deixado difíceis barreiras para alguns ouvintes. Contudo, acaso “haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?” (Gn 18.14). Com Ele venceremos todos as dificuldades. Com esta certeza, incentive seus alunos a crerem no poder da graça de Deus e da Palavra de Salvação, anunciando-a até mesmo ao mais improvável receptor. Afinal, quem diria que Saulo, um dos maiores perseguidores de cristãos da época, fosse se tornar um deles? E não apenas isso, mas tornar-se o mais ávido evangelista de seu tempo. No entanto, foi exatamente o que aconteceu, porque a Palavra é mais importante e mais poderosa do que o mensageiro.

Após a aplicação das atividades e demais conteúdos sugeridos na sua revista de ED, que tal propor uma atividade prática à sua turma? Previamente, converse sobre a viabilidade desta idéia com sua liderança e os pais dos juvenis. E proponha-os a oração e ação, saindo para evangelizar, seja em bairros próximos à Igreja ou mesmo na porta da dela, antes ou depois de um culto. Aproveitemos a criatividade e intensidade vibrante inerente aos juvenis em prol do Reino de Deus.

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Fonte: http://www.licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/992-licao-45.html Acesso em 24 nov. 2017