Lição 13 - O amor gera frutos I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Juvenis: Andando em amor

COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 13- O AMOR GERA FRUTOS

Queridos professores, cá estamos encerrando mais um trimestre, mais um ano obtendo uma vitória de nosso Senhor, na constância de sua obra, servindo-O com gratidão por tudo que tem sido realizado no decorrer do ano. Louvamos ao nosso Deus pelas bênçãos concedidas e pelas lições aprendidas na Sua Palavra. Vivenciar as lições que falam das concepções do amor de nosso Deus e seus efeitos, em nossa prática cotidiana, foram imprescindíveis para compreender a verdadeira dimensão da experiência cristã. Esperamos que esta lição seja, de fato, um marco em nossa vida e nos faça mudar completamente de postura no relacionamento com Deus e com o próximo, que possamos avaliar muito bem os nossos sentimentos e procurar dimensionar a razão das nossas reflexões, suas influências em nossos sentimentos, em nossas vontades e ações propriamente ditas.

PENSAR SENTIR QUERER AGIR

Sim, o amor de Deus, derramado em nossos corações, gera frutos, resultados positivos para nós e para os outros. O amor é um dos traços mais evidentes do caráter do Deus, porque Ele é o único Deus que se entrega a favor dos Seus filhos, que desde o princípio, foi ao encontro do homem para conceder-lhe o perdão no Jardim do Éden e dar-lhe uma nova oportunidade de encontrar remissão, anunciando que viria o Salvador, aquele que pisaria na cabeça da serpente. “ E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Ap 13.8) O plano de salvação para o homem já estava traçado, foi cumprido e muitos já viveram e estão desfrutando das benesses deste plano de salvação. O Senhor demonstrou que o Seu propósito é que o homem O adore e compartilhe de sua natureza, de seu atributo divino: do AMOR QUE PERDOA, QUE CONCEDE NOVAS OPORTUNIDADES E CONTRIBUI PARA TRANSFORMAR VIDAS.

Um dos fatos mais impressionantes das Escrituras é que assim como o Amor de Deus implica o doar-se a Si mesmo para nos fazer felizes, também nós podemos nos doar e realmente dar alegria ao coração de Deus. Isaías promete ao povo de Deus: “Como o noivo se alegra da noiva, assim de ti se alegrará teu Deus” (Is 62.5) e diz Sofonias ao povo de Deus: “O Senhor teu Deus está no meio de ti [...] Ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” (Sf 3.17) Nossa imitação do amor divino também se revela no amor pelos outros. João deixa isso bem claro: “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros” (I Jo 4.11) De fato, nosso amor pelos outros dentro da comunhão pelos crentes é uma imitação de Cristo tão evidente, que por ele o mundo nos reconhecerá como cristãos.”Nisto conhecerão que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros” (Jo13.35; cf. 15.13; Rm 13.10; I Co 13.4-7; Hb 10.24). O próprio Deus nos dá Seu amor, possibilitando assim que nos amemos uns aos outros (Jo 17.27; Rm 5.5). Além do mais, o amor pelos inimigos reflete especialmente, o amor de Deus (Mt 5. 43-48). (Grudem, 2005, p.143-144)

A Palavra do Senhor nos recomenda a satisfazê-lO: “⁴ Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl 37:4) Atos de amor, cercados de bondade, de entrega, de doação, de mente pura, com o único desejo de fazer o bem sem angariar benefícios próprios, redundam em felicidade presente e futura para quem os executa. Está claro que há muitas barreiras, muitos percalços para fazer o bem pois, neste percurso, temos que vencer o nosso próprio egoísmo, negar a nós mesmos para reafirmarmos o próximo, priorizarmos o outro e ficarmos por último, atentarmos para o nosso irmão em primeiro lugar é amarmos o próximo como a nós mesmos, é beneficiarmos o próximo como se estivéssemos fazendo o bem a nós mesmos.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 13 - O amor gera frutos - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 13 - O amor gera frutos - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 414.47 KB