Lição 6 - O amor não arde em ciúmes I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2025

Juvenis: Andando em amor

COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 6 - O AMOR NÃO ARDE EM CIÚMES

As Escrituras referem-se ao homem em sua completude, ao homem interior e ao homem exterior. Atentam para os seus sentimentos nos polos negativos e positivos. Um dos sentimentos que podem trazer prejuízos às relações humanas é o ciúme. Até mesmo o título de nossa lição refere-se ao mesmo como algo completamente destituído do verdadeiro amor. A pessoa, que sente ciúmes, declara amar, mas o amor revelado é incerto, não está cumprindo os seus propósitos, que é demonstrar confiança. No Dicionário Online de Português, o vocábulo ciúme é um substantivo masculino. Reporta-se ao “sentimento complexo e de difícil compreensão, provocado pelo medo de perder a pessoa amada, receio de que a pessoa amada se apegue a outra, desejo de manter ou de proteger algo que é motivo de orgulho (zelo).” (Disponível em: https://www.dicio.com.br/ciume/. Acesso em 31out2025)

Nosso Deus também sente ciúmes porque é um Deus zeloso e não aceita que se compartilhe a adoração, devida a Ele, com um outro deus: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. “ (Mt 22:37)

O apóstolo Paulo, em sua primeira epístola aos coríntios (1 Coríntios 13:4), fala que “o amor não arde em ciúmes”. O termo grego zeloo (ciúmes) empregado nesta passagem abrange o conceito de “ser zeloso” tanto no bom quanto no mau sentido. No bom sentido pode significar um “cuidado zeloso” que busca o bem, a proteção, o acolhimento a integridade e a felicidade da outra pessoa. O próprio Deus expressa Seu zelo e cuidado por aqueles que criou, dizendo: “Não terás outros deuses diante de Mim. […] Porque Eu sou Deus zeloso” (Êxodo 20:3, 5). Deus rejeita a adoração e o serviço de um coração dividido. O próprio Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6:24). Portanto, esse é o aspecto positivo: “quem ama, cuida!” (Disponível em: https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/ciumes-tem-sintomas-tratamento-e-cura/. Acesso em 31out2025)

Quando o pecado surgiu na esfera humana, veio com o fim de distorcer a criação divina. O homem foi criado de modo perfeito e era dotado de sentimentos nobres, que levavam o próximo em conta e o respeitavam. Com o surgimento do pecado, o homem tornou-se egoísta, procurando atender apenas as suas ambições e exigindo que o seu próximo (ente amado) também o faça. Tal atitude prejudica os relacionamentos e torna-se um reflexo das vivências aonde Deus não ocupa o lugar principal. Quando uma pessoa exige amor exclusivo, está demonstrando o seu egoísmo e provocando sofrimento no alvo de seu ciúme. O temor de que a afeição, seja dirigida a outrem, sinaliza insegurança e ausência de paz.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 6 - O amor não arde em ciúmes - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 6 - O amor não arde em ciúmes - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 385.09 KB