Lição 5 - As ordenanças à Igreja II

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Juvenis: Igreja, o corpo de Cristo

COMENTARISTA: JAMIEL LOPES

COMENTARISTA: PROFª PAULA RENATA SANTOS

LIÇÃO Nº 4 – AS ORDENANÇAS À IGREJA

ESBOÇO DA LIÇÃO

1. ORDENANÇAS DO SENHOR

2. PROPÓSITO DO BATISMO

3. PROPÓSITO DA CEIA DO SENHOR

OBJETIVOS

Refletir sobre as ordenanças bíblicas para a Igreja;

Explicar a simbologia e propósito do batismo;

Ensinar sobre a simbologia e propósito da Ceia do Senhor.

Querido (a) professor (a), nesta próxima lição vamos nos aprofundar no estudo de duas ordenanças do Senhor a sua Igreja: Batismo e Santa Ceia. No decorrer da aula abordaremos estes assuntos, de forma dinâmica, visando esclarecer possíveis dúvidas e salientar o chamado do Senhor aos nossos juvenis para uma nova vida nEle e o convite de assentarem-se à sua mesa.

Mais do que meros ritos, estas ações falam de vínculo, aliança e intimidade perpétuas. Para experimentá-la é necessária uma decisão individual e intransferível, a qual os adolescentes de sua classe já estão capacitados a tomar. Converse com eles sobre os grandes privilégios e bênçãos advindas desta Aliança, simbolizada no batismo e Ceia do Senhor. Assim também como as responsabilidades trazidas por este compromisso.

Esta fase da vida, de 15 a 17 anos, é marcada por grandes decisões e consequentemente significativas transições. Através de você, professor (a), e de todo o conhecimento transmitido das Sagradas Escrituras, impressos em seu próprio testemunho, seus alunos estão sendo inspirados e direcionados por Deus rumo às escolhas assertivas.

É na adolescência (fase que significa crescer) que o indivíduo passa de criança para a vida adulta, com mais responsabilidades, como dito anteriormente. Durante essa transição, além das mudanças físicas, o adolescente também passa por mudanças comportamentais que podem ser consideradas por alguns como rebeldia.

As forças vitais e a capacidade intelectual do adolescente estão relacionadas com as mais variadas situações de conflitos, pois é nessa fase que tudo aquilo que o adolescente aprendeu com os pais, com a igreja, com a escola, vai ser analisado e visto como verdadeiro ou não. É nesta fase que se constituirá sua personalidade levando em conta todas as sua experiências vividas durante a sua vida. Ele decidirá por uma personalidade sua, pois anteriormente, quando criança, vivia, como se diz, com uma personalidade “emprestada”, se assim posso chamar, porque quem decidia a maioria das coisas eram os pais. A partir do momento que vai crescendo e tornando-se adulto, o adolescente passará a tomar suas próprias decisões, adquirindo mais responsabilidades.

[...] São muitas mudanças nesta fase da vida. Este tempo de mudança gera muitos conflitos internos, quando o adolescente, então irá analisar o que aprendeu para tomar suas decisões, baseando-se e, suas experiências de tudo que aprendeu até o momento para decidir suas escolhas. Esta é a fase em que muitos processos ocorrem de forma inconsciente, quando o adolescente, por medo de crescer, muitas vezes torna-se rebelde, testando os pais, professores, a igreja, o pastor, os líderes, etc. Decidir gera medos, por isso é mais fácil para o adolescente contestar e contrariar. Ele tenta ser e fazer diferente para mostrar que é capaz, e assim desafia tudo e todos. Este é um dos motivos que levam muitos deles por caminhos difíceis e tortuosos, até mesmo caminhos de morte, quando extremam esse processo. (SALINAS, Valquíria. Mente Saudável Para o Adolescente. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 22-23).

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula!

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/juvenis-subsidios/942-licao-41.html Acesso em 16 out. 2017