ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Andando em amor
COMENTARISTA: THAÍS DE PAULA MARTINS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 1 - DEUS É AMOR
Com alegria, caros professores, iniciamos mais um trimestre, apresentando um tema tão caro a todos nós: o AMOR, A ESSÊNCIA DE DEUS. Este é atributo do Altíssimo, comunicável a nós, que deve nortear toda a nossa conduta e formas de pensar.
Oriundo do gr.αγάπη (agápe) e ἔρως (eros), o amor é um sentimento visível no comportamento. É impossível falar de amor sem as atribuições concretas, palpáveis, das ações no cotidiano. Não podemos nos limitar a falar de amor sem mencionar a sua origem que é divina. Ele não se restringe apenas ao ato de sentir-se atraído por algo ou alguém, de gostar ou desejar algo. Faz referência a um sentimento nobre e sublime que, em si, incorpora outros sentimentos notáveis, tais como a bondade, a benignidade, o altruísmo, a longanimidade, a fidelidade etc.
Quando tratamos do conceito de amor, precisamos observar o que dizem as diversas áreas do conhecimento. A Psicologia estuda a mente e o comportamento humano, sua atenção está voltada para a sua mente e emoções, para as reações que as circunstâncias do cotidiano vão gerar no comportamento. O amor, nesta área do saber, é visto na concepção do psicólogo Robert Stemberg, como paixão, intimidade e compromisso, limitando-se, assim, ao aspecto físico: podem variar em nível de intensidade, de nível de comprometimento na forma de se relacionar, que pode ser até incomum (as pessoas se relacionam de modos específicos), diferenciada em diversos casos; no entanto, as pessoas constroem pontes, aprendem a cuidar-se umas das outras e compartilhar amor. Neste contexto, as pessoas se associam, por meio da partilha de um carinho mais forte e verdadeiro. Desta forma, o amor será a consequência de uma relação na qual há uma constante troca de experiências. É na Psicologia que somos agraciados com informações sobre os diversos tipos de amor. Tal informação será o tema de nosso próximo comentário.
O amor também foi objeto de reflexão dos filósofos. Aqueles que estão em busca do saber, do conhecimento sobre o mundo, também se debruçaram diante deste tema que vem intrigando os modos de atuação dos homens no seu cotidiano e nas suas relações sociais.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA