Lição 5 - Sansão: livre-arbítrio no plano divino I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025

Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA

COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 5 - SANSÃO: LIVRE-ARBÍTRIO NO PLANO DIVINO

A partir de nossa consulta ao Dicionário de Nomes Próprios, verificamos que o nome de Sansão tem um significado curioso: “pequeno sol”, “como o sol” ou “homem de força descomunal” O nome se originou do hebraico Shimshoun, que é diminutivo do termo Shemesh, cujo significado é “sol”. Sendo assim, o real significado do nome seria “solzinho” ou “pequeno sol” (Disponível em https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/sansao. Acesso em 23jul2025)

Foi anunciado como um enviado por Deus para uma mulher estéril: “ Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. “ (Jz 13.5) Sansão foi escolhido pelo Senhor para julgar o povo e livrá-lo de seus inimigos, guiar o povo na guerra no período em torno de 1.000 a.C. Sua missão fora combater os filisteus, um povo originário de Caftor, da região de Creta, Europa. Já foi pesquisado e constatado que eles não têm DNA dos povos semitas.

Vejamos, portanto, que Sansão foi predestinado por Deus para ser um combatente, alguém que defenderia Israel deste poderoso inimigo e, para isto fora dotado pelo Senhor de uma força descomunal com o fim de exercer o seu papel. Em adição a isto, ele deveria ser nazireu, consagrado a Deus e seguir princípios que o mantivessem separado para o exercício da sua pureza, que se iniciou desde o ventre, pois sua mãe devia observar alguns requisitos: “ Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte.” (Jz 13.7). Tudo estava devidamente encaminhado. No entanto, Deus sempre respeitou o livre-arbítrio das pessoas. A decisão de prosseguir obedecendo era exclusiva de Sansão. Ele estava pronto para as consequências de não assumir devidamente a responsabilidade para a qual foi chamado?

¹”E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.“ (Jz 13.1) Não podemos afirmar precisamente se este período se tratava de 40 anos literais ou o apontamento de um período de provação. Em todo este período, o povo deve ter clamado por socorro e o Senhor entrou com providência e atuou de forma miraculosa. Certamente, todos viam Sansão como o milagre divino na vida daquela mulher e, provavelmente, foi um garoto que recebeu inúmeros cuidados e, em seu estado de santificação progressiva, foi educado de tal forma que receberia uma missão especial de origem divina. Sansão agia como um garoto / adolescente mimado para quem lhe faziam todas as vontades. Agiu, de certa forma, sob o controle de seus pais até um certo tempo, mas a Bíblia não indica como ele atuava. O destaque bíblico está no fato que ele foi um personagem movido por seus impulsos, por sua natureza carnal, seus desejos, quando desvaloriza os seus votos e vai passando por um processo de decadência.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 5 - Sansão_livre-arbítrio no plano divino - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 5 - Sansão_livre-arbítrio no plano divino - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 480.15 KB