ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: PERSONAGENS MARCANTES DA BÍBLIA
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 4 - JOSUÉ: O VALOR DO DISCIPULADO
Estamos diante de uma lição na qual vemos o exemplo de um jovem valoroso que se dispôs a fazer o que é certo, que aprendeu a arte de ouvir e se posicionar ao lado de quem tinha muito a lhe ensinar. Sim, Josué foi o jovem que gostava de andar com os mais velhos e deles apreender a experiência. Ele viu, em Moisés, a referência de homem que desejava ser, procurou aprender com o líder, seguir o líder, proteger o líder, mirar-se no líder, desenvolver, em si, as qualidades do líder, até vermos irromper um general combatente, sem temor do inimigo, que conduziu todo o povo à Terra Prometida.
Josué tornou-se a nova referência, o novo modelo, no qual muitos jovens poderiam mirar-se a partir de então. É interessante observarmos que a primeira menção a Josué, nas Escrituras, se dá num campo de batalha: “Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. “ (Êx 17:8,9) Moisés elegeu este jovem para comandar soldados em batalha porque, decerto, já via nele um guerreiro, um general valoroso e enquanto ele batalhava junto aos homens de Israel, o grande líder batalhava em oração. Assim, Josué começou a aprender o segredo da vitória, que não vem apenas com a força do nosso braço.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. (Ex 17:11-13)
Josué foi sendo treinado por Moisés: não se entra na batalha sozinho e deve-se nela lutar, de tal forma, para dela sair acompanhado. O assistente e sucessor de Moisés era filho de Num. Seu nome é derivado do hebraico Yehoshua, o que significa “Yahweh é salvação”. “Mas Moisés mudou o nome dele para Oseias (salvação) ou Yehoshua: “Da tribo de Efraim, Oseias, filho de Num; [...]
Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oseias, filho de Num, Moisés chamou Josué.” (Nm 13.8,16) O pai de Josué era filho de Elisama, príncipe da tribo de Efraim: “Dos filhos de José: De Efraim, Elisama, filho de Amiúde; “(Nm 1:10) E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda. (Ex 33.11). Este nome corresponde ao de Jesus no Antigo Testamento. Na forma grega, como está na Septuginta, escreve-se Iesous.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA