ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025
Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
COMENTARISTA: EDILBERTO SILVA
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA
LIÇÃO Nº 2 – A PLENITUDE DOS TEMPOS
Cristo é o tema central da Bíblia e Ele mesmo fez referência a isto apontando que os doutores da Lei, no momento presente, dizendo que eles examinam as Escrituras, porque cuidam ter nelas a vida eterna, e são elas que dEle testificam;” (Jo 5.39) Este texto não se refere a um imperativo, a uma ordem de Jesus, porque o verbo “examinais” está na 2ª pessoa do plural, do modo indicativo no tempo presente. Ou seja, trata-se de um fato. Aqueles homens (vós examinais) eram as pessoas a quem Jesus se dirigia. Eles conheciam as Escrituras, sabiam o que estava escrito sobre o Messias e se recusavam a crer na profecia que estava se cumprindo diante de seus olhos. Muitos são assim. Dizem que creem em Deus, conhecem as Escrituras, mas se recusam a obedecê-la. Não adianta apenas adquirir o saber intelectual do texto bíblico, é preciso viver o texto, ter comunhão com a Palavra, permitindo que ela se incorpore em nosso ser. Tudo o que foi dito acerca dEle se cumpriu, tal como foi dito pelo profeta Isaías em Is 61.1,2 e se cumpriu em Lc 4.17-21:
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração. A proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
Os mestres passaram tanto tempo diante dos pergaminhos e, naquele momento, estavam diante da Palavra exposta, em cumprimento, disponível para o maior aprendizado, mas achando que tudo sabiam, desprezaram o maior Mestre de todos os tempos, o melhor ensino, preferindo ficar apenas com o texto escrito, ao invés de apreender as lições trazidas pela Palavra da Vida.
Tudo o que foi dito pelo Senhor nos livros do Antigo Testamento eram apenas um prenúncio d’Aquele que havia de vir. O primeiro anúncio feito no Jardim do Éden foi o proto-evangelho que serviu como modelo para todos os anúncios do Messias encarnado que viria para salvar a Humanidade. O Messias que foi mencionado em cada livro do Antigo Testamento com uma missão, um propósito específico a cumprir na vida de todos aqueles que atenderem ao Seu chamado. Sendo assim, devemos fazer uma leitura mais específica nestes livros, porque não são apenas histórias do povo de Israel, nem somente ordenanças da Lei Mosaica para este povo etc. Trata-se da preparação de um povo, de seu comprometimento com as Leis do Senhor, do estabelecimento de um ambiente sócio-geográfico-histórico para a vinda do Senhor, de um amadurecimento da nação no sentido de recepcionar o Messias.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA