ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024
Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS
COMENTARISTA: THIAGO SANTOS
COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 10 - NAUM E HABACUQUE
Naum (Nahúm), cujo nome quer dizer “consolação”, foi o único profeta a não emitir juízos de repreensão, de previsão do julgamento divino a Israel pelos seus pecados. Sua função foi trazer consolo, pronunciando o juízo divino contra o inimigo de Israel, o julgamento divino contra o opressor, o povo que levou os israelitas cativos. Naum é o patrono da cidade de Cafarnaum (Kfar Nahum, ou seja, Vilarejo de Naum), na região norte da Galileia, nas proximidades do mar, a cidade onde Jesus exerceu boa parte do seu ministério, muitos milagres ocorreram e o grande consolo, de fato, veio para todo aquele povo.
O profeta Naum, por sua vez, vinha da cidade de Elcosi, que pode ter sido o seu berço. Elissen (1993, p. 315 ) aponta: “ A melhor conjetura é que ele nasceu perto de Cafarnaum, na parte norte da Galileia, fugiu ou emigrou para Elcos, na parte sul de Judá, depois da queda do norte, e profetizou para Judá numa época de muita necessidade de consolação com referência aos inimigos assírios,”
A profecia de Naum vai ao encontro de um povo que antes havia sido poupado por Deus, devido ao seu arrependimento. O tema deste livro é a santidade divina. O Deus Santo exorta os homens a abandonarem a vida pecaminosa e a buscarem a santificação, a compaixão, a fidelidade e sinceridade. O Senhor se compadeceu de seu povo e destruiu todo o poderio da Assíria que zombou do Pai Celestial, desconhecendo a Sua Majestade.
É por meio do contexto que se obtém a base para se datar, aproximadamente, obra, no ano 710 a.C. no ano do reinado de Ezequias, ou 650 a.C., época do reinado de Manassés.
Para se determinar a data em que o Livro de Naum foi escrito, quatro fatos devem ser considerados:
a. Nínive foi destruída em 612, e este acontecimento foi profetizado por Naum.
b. A vinda de um “conselheiro vil” de Nínive para Jerusalém foi predita em 1:11, e Rabsaqué em 701 a.C. (2 Reis 18:19- 35) parece enquadrar-se nessa profecia.
c. A referência à invasão sofrida por Nô-Amom (Tebas), a grande capital do sul do Egito. Devemos atentar para o fato de que essa cidade foi conquistada diversas vezes. (Elissen, 1993, p.314)
De ti saiu um que maquinou o mal contra o Senhor, um conselheiro vil. (Na 1.11)
A Assíria foi tema da pregação de dois profetas menores: Jonas e Naum. A pregação de Jonas foi no período de 760 a.C., enfatizava a destruição de Nínive, mas vinha seguida da misericórdia se eles se arrependessem. Naum, por sua vez, no período de 630 a.C., predisse a punição divina, porque as gerações posteriores passaram a praticar diversos tipos de pecados que afrontavam a santidade divina, o que deixou o Senhor extremamente irado e prontamente disposto a exterminar aquela nação.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA