Lição 10 - Naum e Habacuque I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 10 - NAUM E HABACUQUE

Naum (Nahúm), cujo nome quer dizer “consolação”, foi o único profeta a não emitir juízos de repreensão, de previsão do julgamento divino a Israel pelos seus pecados. Sua função foi trazer consolo, pronunciando o juízo divino contra o inimigo de Israel, o julgamento divino contra o opressor, o povo que levou os israelitas cativos. Naum é o patrono da cidade de Cafarnaum (Kfar Nahum, ou seja, Vilarejo de Naum), na região norte da Galileia, nas proximidades do mar, a cidade onde Jesus exerceu boa parte do seu ministério, muitos milagres ocorreram e o grande consolo, de fato, veio para todo aquele povo.

O profeta Naum, por sua vez, vinha da cidade de Elcosi, que pode ter sido o seu berço. Elissen (1993, p. 315 ) aponta: “ A melhor conjetura é que ele nasceu perto de Cafarnaum, na parte norte da Galileia, fugiu ou emigrou para Elcos, na parte sul de Judá, depois da queda do norte, e profetizou para Judá numa época de muita necessidade de consolação com referência aos inimigos assírios,”

A profecia de Naum vai ao encontro de um povo que antes havia sido poupado por Deus, devido ao seu arrependimento. O tema deste livro é a santidade divina. O Deus Santo exorta os homens a abandonarem a vida pecaminosa e a buscarem a santificação, a compaixão, a fidelidade e sinceridade. O Senhor se compadeceu de seu povo e destruiu todo o poderio da Assíria que zombou do Pai Celestial, desconhecendo a Sua Majestade.
É por meio do contexto que se obtém a base para se datar, aproximadamente, obra, no ano 710 a.C. no ano do reinado de Ezequias, ou 650 a.C., época do reinado de Manassés.

Para se determinar a data em que o Livro de Naum foi escrito, quatro fatos devem ser considerados:

a. Nínive foi destruída em 612, e este acontecimento foi profetizado por Naum.

b. A vinda de um “conselheiro vil” de Nínive para Jerusalém foi predita em 1:11, e Rabsaqué em 701 a.C. (2 Reis 18:19- 35) parece enquadrar-se nessa profecia.

c. A referência à invasão sofrida por Nô-Amom (Tebas), a grande capital do sul do Egito. Devemos atentar para o fato de que essa cidade foi conquistada diversas vezes. (Elissen, 1993, p.314)

De ti saiu um que maquinou o mal contra o Senhor, um conselheiro vil. (Na 1.11)

A Assíria foi tema da pregação de dois profetas menores: Jonas e Naum. A pregação de Jonas foi no período de 760 a.C., enfatizava a destruição de Nínive, mas vinha seguida da misericórdia se eles se arrependessem. Naum, por sua vez, no período de 630 a.C., predisse a punição divina, porque as gerações posteriores passaram a praticar diversos tipos de pecados que afrontavam a santidade divina, o que deixou o Senhor extremamente irado e prontamente disposto a exterminar aquela nação.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 10 - Naum e Habacuque - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 10 - Naum e Habacuque - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 603.21 KB