Lição 5 - Daniel, Deus controlando tudo I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Juvenis: CONHECENDO OS LIVROS DOS PROFETAS

COMENTARISTA: THIAGO SANTOS

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 5 - DANIEL, DEUS CONTROLANDO TUDO

Seu nome hebraico é "Daniyel ", nome do autor, cujo significado é "Deus é o meu juiz", nome bem apropriado para descrever o ministério profético de Daniel, cuja vida foi o resultado de um constante julgamento de aprovação por parte do Senhor, a ponto de ser a única pessoa na história da humanidade a ter servido a três impérios mundiais (babilônico, persa, medo). O nome hebraico foi mantido tanto na Septuaginta quanto na Vulgata. No cânon judaico, entretanto, faz parte dos "Ketuvim", ou seja, dos outros escritos, já que é um livro mais recente, escrito que foi durante o cativeiro babilônico. Ao fazer a análise dos seguintes textos, verificamos que o autor de Daniel concede o seu nome ao livro:

E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. (Dn 9.27)

Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; (Mt 24.15)

Daniel pertencia à elite governante de Judá, ou seja, pertencia à família real, tendo sido levado na primeira leva de cativos para a Babilônia (II Rs.24:12 e Jr 25.11). Tinha, em torno, de dezesseis anos de idade e era descendente do rei Ezequias.

Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor.

Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da Babilônia. (II Rs 20.16-18) (Lembremos que Daniel e seus amigos faziam parte dos eunucos do paço do rei)

Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei de Babilônia. (Is 39.6,7)

Foi escolhido para ser instruído na ciência babilônica, mas, juntamente com seus amigos Hananias, Misael e Azarias, resolveu não se contaminar com a idolatria babilônica e Deus honrou sua disposição.

Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado. (II Rs 24.12)

E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos. (Jr 25.11)

Consultando o texto bíblico, observamos que o Senhor demonstrou apreço pela conduta de Daniel. A presença deste jovem na corte babilônica foi um dos maiores exemplos do verdadeiro testemunho que não se concretiza apenas em palavras, mas nas ações, o que tornou este jovem digno da posição que ocupou, pois provou que era confiável e um verdadeiro servo do Deus Altíssimo: “Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS”. (Ez 14.14) Por todo o livro, vemos a lealdade, sabedoria, amorosidade, fé e perseverança de Daniel.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

Esboço da Lição 5 - Daniel, Deus controlando tudo - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: Esboço da Lição 5 - Daniel, Deus controlando tudo - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 460.96 KB