Lição 8 - Como vencer as influências mundanas I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOEMA - MINISTÉRIO DO BELÉM - Setor 124 / SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Juvenis: Feliz por inteiro: o que Deus preparou para mim

COMENTARISTA: JONAS JOSÉ DE OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 8 - COMO VENCER AS INFLUÊNCIAS MUNDANAS

A sociedade exerce uma intensa influência sobre os nossos jovens, os quais desejam viver como pessoas conectadas com o seu tempo. Não há nada que impeça a juventude de atualizar-se e conhecer melhor o seu tempo, desde que não fira os princípios extraídos da Palavra de Deus.

Precisamos atentar para as situações que nos influenciam, que nos conduzem a escolhas errôneas, que negam os santos preceitos do Senhor. O mundanismo é resultante de um coração frio e distante do Pai, de um coração que rejeita suas proposições, de quem prefere agir de acordo com o seu ego e não valoriza as coisas que vêm de cima.

Afinal de contas, o que é o mundanismo? O Dicionário On-line de Português aponta o mundanismo como o “modo de vida de quem só pensa em se divertir e usufruir de bens materiais; mundanidade. Caráter ou qualidade de mundano, do que se relaciona com o mundo terreno, por oposição ao mundo espiritual.” É exatamente isto que professamos quando exortamos as pessoas a tomarem cuidado com a atração pelas ofertas do presente século. Paulo exortava os crentes de Colossos a buscarem “as coisas que são de cima, aonde Cristo está assentado à destra de Deus”, o que se constitui numa forma de desviar o olhar e, assim, não desejar os “manjares” oferecidos por aqueles que desejam afastar-nos de nosso propósito de alcançar o céu.
Um dos exemplos, para os quais devemos atentar, é Demas. Este obreiro foi um companheiro de Paulo em suas viagens missionárias, vendo todas as operações que o Senhor fazia por meio de Paulo, um homem que compartilhava as boas-novas de salvação ao lado de grandes homens de Deus e, quando Nero começa a perseguir a Igreja, Demas teme por sua vida, desiste de prosseguir na jornada, não está disposto a morrer como Paulo, nem gastar-se para fazer a vontade do Senhor. No início, o apóstolo menciona Demas como um obreiro e, no final como um desertor, um soldado que foge da batalha:

Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas. (Cl 4.14)
Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus,
Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores (Fm 1.23,24)
Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. (2 Tm 4:10,11)

Estar puro, diante do Senhor, quer dizer guardar os olhos e ouvidos, guardar-se dos desejos mundanos e do egoísmo que caracteriza todos aqueles que não querem se submeter à vontade divina. O amor de Deus, derramado em nossos corações, nos conduz a viver em novidade de vida, amando a Deus e ao próximo. Quando amamos verdadeiramente ao Senhor, nos reservamos para Ele, procurando viver de forma santificada, resguardando-se da corrupção mundana. Somente venceremos o mundanismo se tivermos uma mente transformada e moldada pela Palavra Divina. Precisamos conhecer a vontade divina para nossas vidas e, assim, demonstraremos em nossos atos e palavras, que temos convicção relacionada à nossa pregação. Quando vierem as dificuldades e perseguições, não recuaremos, nem temeremos posicionamentos contrários, porque sabemos em quem temos crido.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos. 

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROFª. AMÉLIA LEMOS OLIVEIRA

1ºTrimestre de 2023 -Juvenis - Lição 8 - Como vencer as influências mundanas - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Filename: 1ºTrimestre de 2023 -Juvenis - Lição 8 - Como vencer as influências mundanas - Profª. Amélia Lemos Oliveira.pdf
Size: 216.4 KB