Lição 1 - Tudo começou com um sonho

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JUNIORES – CPAD

TerceiroTrimestre de 2020

Tema: Deus realiza sonhos

Comentaristas: Rosangela Rodrigues do Amaral e Dâmaris da Costa Ferreira

***CPAD disponibiliza gratuitamente as revistas edição especial deste trimestre ***: http://www.cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/50789/cpad-disponibiliza-gratuitamente-edicao-especial-online-de-revista-infantojuvenil.html

Comentário: Prof.ª Jaciara da Silva

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

Lição 1 – Tudo começou com um sonho

Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente. Hoje me nossas igrejas, há muitos que “que têm nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1), exatamente porquê não se alimentam da Palavra de Deus.

Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?

Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).

Converse com os pequenos, conduzindo-os a assumir novas metas como: ler a Bíblia durante o ano, mudar com relação a comportamentos e maus hábitos. Enfatizando que estaremos estudando sobre José, uma das personagens mais rico do Antigo testamento, pois sua vida é um exemplo de obediência e temor a Deus, que apesar de muitos problemas, foi vitorioso porque sua atitude agradava a Deus.

Deus continue a abençoar o seu ministério.

Texto Bíblico: Genesis 37.1-8.

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que Deus está no controle de todas as coisas. Ele é o SENHOR dos céus e da terra. ELE fala conosco de várias formas, e uma delas é através de sonhos.

 

Exercitando a memória

“De noite, na cama, quando dormimos um sono profundo, ele fala por meio de sonhos ou de visões.” (Jó 33.15 – NTLH).

 

Crescendo no conhecimento

José era filho de Jacó, um homem que se tornou muito rico por após reconhecer seus erros, se arrepender e servir a Deus com sinceridade. Possuía grande quantidade de animais: camelos, jumentos, bois e cavalos. Jacó e seus filhos eram pastores e moravam em tendas, pois assim podiam mudar de local sempre que fosse necessário para encontrar pastos para os animais.

Jacó teve doze filhos e uma filha. Seus filhos são Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim e sua única filha era Diná.

José era o filho preferido de Jacó, apesar de não ser o seu primogênito, mas por sua responsabilidade com os afazeres que lhe era confiado.  Como eram pastores, os filhos de Jacó muitas vezes tinham de levar os rebanhos pra lugares mais distantes, às vezes, José também acompanhava seus irmãos, pois gostava muito de cuidar dos rebanhos e fazia tudo com muita dedicação, e isso sempre lhe rendia elogios de seu pai.

Porém, sua companhia não agradava aos seus irmãos que sempre o maltratavam com palavras ásperas e zombarias, pois sentiam ciúmes dele quanto ao pai. Apesar de ter pouca idade (entre 15 e 17 anos), e seus irmãos já serem homens feitos, Jose sempre demonstrava maior responsabilidade e atenção na administração dos bens de seu pai.

Um dia Jacó deu um presente a Jose, era uma túnica colorida, como usava os príncipes. A Bíblia diz  que Jacó deu uma túnica talar  de mangas compridas. É uma túnica comprida ate os calcanhares. Como as que eram usadas por pessoas que tinham autoridade, verdadeiros administradores.

Esta túnica que Jacó deu a José mostrava a sua posição de superioridade em relação aos outros irmãos, que se ia manifestando através de um lugar de destaque e liderança. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos. A cada dia crescia o ódio deles em relaçõs a José.

Mas José os amava e sempre queria estar perto deles. E como José era obediente, tudo o que ele fazia dava certo, porque Deus era com ele.

Aplicação da Lição

Enfatize aos pequenos que cada um de nós, devemos ser responsável com as tarefas que nos são confiadas. Que quando o papai e a mamãe nos pedem para fazermos algo é porque confiam em nós. Não devemos ter preguiça e fazer de qualquer forma. Jose sempre fazia da melhor forma que podia.

Fontes Consultadas:

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva