Lição 4 - A fé cristã e o conhecimento científico II

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ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: A PROVA DA VOSSA FÉ: vencendo a incredulidade para uma vida bem-sucedida

COMENTARISTA: Eduardo Leandro Alves

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 4 - A FÉ CRISTÃ E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O RACIONALISMO E A FÉ CRISTÃ

Um grande problema encontrado em nossos tempos é o desafio crescente nas igrejas em enfrentar muitos apontamentos e afrontas oriundos de pessoas desejando utilizar a ciência. Munidos de alguns pensamentos filosóficos, como o racionalismo aos modos de Descartes, destacam que a fé deve ser rechaçada para dar lugar à razão.

Por meio dos estudos de Descartes, nasceram a dúvida e o racionalismo cartesiano. A primeira exclui da consideração filosófica séria tudo o que se possa ter dúvidas; o segundo, teoricamente, dava ao filósofo a chave que, além de abrir as portas para a realidade plena, dava ao filósofo o conhecimento do método moderno científico.

No período posterior à Reforma Protestante, boa parte dos europeus tinha o cristianismo como base das suas crenças. Nesse período, os debates religiosos em grande parte tratavam de disputas internas do cristianismo sobre o sentido de doutrinas essenciais e específicas da fé. No entanto, no século XVII, houve a ascensão do ceticismo religioso que desafiou a verdade da fé cristã.

Com o ceticismo a dúvida passou a imperar como ferramenta de análise de toda e qualquer questão, onde o que parecer impossível de acontecer não deve mais utilizar da ferramenta da fé para ser aceito, mas sim se não existir explicação lógica e racional deve ser totalmente desprezada e descartada.

Por mais difícil que seja formular este fato, todos nós temos consciência profunda de não estarmos sozinhos com nossas dúvidas. Vivemos num contexto e este contexto é constituído por outras pessoas, outros objetos, e por Deus. Em resumo: a filosofia cartesiana representa um falso começo.

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