ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEJAM FIRMES: Ensino sadio e caráter santo nas cartas pastorais
COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 1 - A INTRODUÇÃO À PRIMEIRA CARTA A TIMÓTEO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
TIMÓTEO NO CONTEXTO DAS CARTAS DE PAULO
As Cartas Pastorais ocupam um espaço singular na História da Igreja do Novo Testamento. Enquanto Lucas encerra a narrativa dos “atos dos apóstolos” com Paulo cumprindo prisão domiciliar em Roma (61–63 d.C.) (At 28.30,31), as pastorais cobrem um período histórico posterior, culminando com os últimos meses ou dias da vida de Paulo, novamente encarcerado em Roma (2 Tm 4.6-9).
A carta a ser trabalhada nesta lição, transmite os ensinamentos de Paulo ao seu auxiliar Timóteo. Nela encontramos valiosos ensinos práticos para uma vida pastoral e cristã. Paulo, autor da carta, demonstra grande preocupação com a igreja, escrevendo palavra necessárias para a condução de um rebanho por seu pastor.
Paulo escreveu 1 Timóteo depois dos eventos relatados no fim de Atos. […] Paulo comissionou Timóteo como seu representante apostólico para ministrar em Éfeso […] Da Macedônia, Paulo escreveu sua primeira carta a Timóteo, e, pouco mais tarde, escreveu a Tito.
Ao ler as Pastorais, portanto, precisamos ter em mente que estamos diante de um documento inspirado, perfeitamente aplicável em nossos dias. Não há mudança histórica, econômica, política ou cultural que supere a revelação divina, sempre atual e perfeita.
A carta também apresenta um documento cheio de relatos históricos sobre os últimos dias da vida do apóstolo Paulo, transcrevendo informações omitidas no livro dos Atos dos Apóstolos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA