Lição 7 - Perdoe-me- Senhor II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 7 - PERDOE-ME, SENHOR

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

MISERICÓRDIA E CONFISSÃO (vv. 1-5)

Conforme se lê no título, o Salmo 51 é um salmo de confissão e é atribuído a Davi, alusivo ao momento em que o profeta Natã revelou seus pecados de adultério e de homicídio (2 Sm 12.1-13). Note-se que este salmo foi escrito por um crente que voluntariamente pecou contra Deus e de modo tão grave que foi privado da comunhão e da presença de Deus. Davi escreveu este salmo já arrependido, após Natã declarar-lhe o perdão divino. Davi roga contritamente a plena restauração da sua salvação, a pureza, a presença de Deus, a vitalidade espiritual e a alegria.

O Salmo 51 reflete o clamor de Davi pelo perdão e a restauração espiritual necessária para a sua alma. O salmista entende que o melhor caminho para o perdão e reconciliação está em se dirigir diretamente a Deus, que é benigno e misericordioso para perdoar os pecados e restaurar a condição espiritual do homem que é o lugar de paz para a alma. A consciência de Davi o fez buscar a Deus.

Às vezes, a certeza do perdão e restauração da bênção divina não ocorrem facilmente. A pessoa que antes desfrutava a alegria da salvação e desce às profundezas da imoralidade poderá passar por um período prolongado de arrependimento e de conflitos interiores antes de receber a certeza do perdão e a plena restauração ao favor de Deus. A experiência de Davi revela quão terrível é ofender a um Deus santo depois de alguém ter sido tão ricamente abençoado por Ele.

A prática do pecado nos distancia da centralidade da vontade divina, e seu único remédio é voltar-se para Deus através do perdão do pecado concedido aos seus pés. Davi havia violado a lei, e por consequência pecado diretamente contra Deus, por isso, foi a Ele quem recorreu arrependido por tudo que fez. A atitude de Davi demonstra o ato de um coração humilde e desejoso de estar sempre com o Senhor.

Davi estava verdadeiramente arrependido por ter cometido adultério com Bate-Seba e por assassinar o marido dela para encobrir o fato. O rei percebeu que suas ações feriram muitas pessoas, e arrependeu-se. Por isso, Deus o perdoou misericordiosamente. Nenhum pecado é grande demais para Deus perdoar!

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA