Lição 1 - O livro dos Salmos II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2023

Jovens: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos

COMENTARISTA: MARCELO OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 1 - O LIVRO DOS SALMOS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UM LIVRO QUE FALA AO CORAÇÃO

Nesse trimestre estaremos recebendo orientações divinas através do conteúdo escrito nos 150 Salmos das Sagradas Escrituras. Muitos desprezam o seu estudo e conhecimento, pelo fato de acreditarem que nesse compêndio de cânticos não contenha ensinamentos necessário a vida do povo de Deus. Mas pelo contrário, o texto dos Salmos trazem princípios através de seu louvores. Nesse primeiro ponto, vamos conhecer o livro e sua composição.

O nome desta coletânea de cânticos indica uma devoção ao Senhor Deus, o único que deve ser adorado, e ao seu nome que não poderia ser pronunciado em vão de acordo com o sétimo Mandamento (Êx 20.7). Os hebreus denominavam o livro de Salmos como Tehilim, “louvores”. O título deriva da palavra latina psalmus e da grega psalmós, que significa o toque de um instrumento musical. […] Seus escritos evoca três verdades que são fundamentais para a humanidade: 1) Deus criou os céus, a terra e o homem (Sl 104); 2) o pecado de Adão afetou toda a humanidade (Sl 51.5); 3) entretanto, Deus providenciou-nos um Salvador: Jesus Cristo (Sl 2.7; 16.8-10; 22.1-21).

A música desempenhava papel de importância no culto do antigo Israel (Sl 149; 150; 1 Cr 15.16-22); os Salmos eram os hinos do povo de Israel. Bem diferente de boa parte da poesia e do cântico do mundo ocidental, compostos com rima ou metrificação, a poesia e o cântico do Antigo Testamento tem por base o paralelismo de pensamento, em que a segunda linha (ou linha sucessivas) da estrofe praticamente faz uma reiteração (paralelismo sinônimo), ou apresenta um contraste (paralelismo antitético), ou, de modo progressivo, completa (paralelismo sintético) a primeira linha.

O livro dos Salmos são cânticos espirituais, escritos por pessoas com o coração voltado em agradar ao Senhor e que entoaram seus cânticos em momentos destacáveis da história bíblica.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA