ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele
COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES
COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA
LIÇÃO 3 - O TEMOR A DEUS É O CAMINHO DA SANTIFICAÇÃO
O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.
O TEMOR AO SENHOR
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o caminho da santificação. Ele não pode ser confundido com ter medo de Deus ou de ir para o Inferno. A reverência e a gratidão que produzem uma vida de santidade sincera livram do medo do julgamento divino. […] Quando se falar em temer algo, a primeira coisa que vem em mente é de que esse algo provoca medo e assombro. No caso do temor do Senhor é diferente, pois ele não causa opressão, insegurança e perturbação; pelo contrário, esse temor está mais ligado ao amor do que ao medo.
Constantemente vemos conceitos errados sobre a expressão “temer a Deus”. Pessoas que procuram justificar a sua forma de viver pecaminosa, associam a palavra a “medo”, afirmando que os cristãos só servem ou seguem a Deus pelo medo que sentem dEle. Esse pensamento contraria a verdade, e deseja validar um estilo de vida pessoal que difere daquele que a Palavra de Deus apresenta.
Temer ao Senhor é reconhecer quem Ele é, servindo-O por submissão em amor, como um bom e fiel servo, temendo, durante todo o serviço, desagradá-Lo ou entristece-Lo por nossas ações. Sabemos que diante da Sua poderosa onisciência somos incapazes de surpreendê-Lo com nossas atitudes boas ou ruins, mas precisamos buscar um proceder que agrade ao Senhor em todo tempo.
A pessoa serve a quem teme. Quem teme a Deus não tem nada a esconder dEle, não quer ficar longe dEle; pelo contrário, busca sempre a sua presença e proximidade, quer estar sempre com Ele. Por isso o Senhor convida-o a estar continuamente ao seu lado. Além disso, está em constante autoexame para evitar fazer algo que desagrade a Ele, quer seja em pensamento, ato ou mesmo omissão. […] Quem teme a Deus vive da sua própria realidade e não está preocupado de forma doentia com aquilo que deseja de si mesmo com vista a agradar outras pessoas ou receber aprovação delas.
No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existe em nada mais.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA