Lição 1 - Santificação: o caminho que leva à vida eterna com Deus II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023

Jovens:SEPARADOS PARA DEUS – Buscando a santificação para vermos o Senhor e ser usados por Ele

COMENTARISTA: NATALINO DAS NEVES

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 1 - SANTIFICAÇÃO: O CAMINHO QUE LEVA À VIDA ETERNA COM DEUS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

SAGRADO x PROFANO

Culturalmente encontramos nos anais da história sociedades antigas apresentando suas formas de entender e discutir sobre o que era sagrado e o que era profano. Seus fundamentos eram baseados em contos de seus anciãos, que, vinculados a uma deidade, ensinavam aos seus filhos suas culturas e religião.

O sagrado tem sido considerado uma categoria fundamental para os estudos e compreensão das religiões. Como fenômeno humano, o sagrado dá-se por meio da experiência pessoal. Ele modifica-se segundo as experiências e os modos de percepção de cada época. A história também demonstra o fenômeno da secularização, conhecida como a “perda do sagrado”. O que foi considerado sagrado no passado, não garante que continuará tendo o mesmo conceito e tratamento no futuro. O conhecimento e a forma de ver o mundo e os seus fenômenos mudam constantemente, dependendo das regiões geográficas, culturas, entre outros fatores.

O relativismo cultural e religioso, atrelado a um pensamento filosófico falido, tem desenvolvido na mente de muitos uma grande inversão de valores a respeito do que é considerado sagrado e profano. E, infelizmente, esse pensamento tem adentrado aos nossos templos e aos nossos púlpitos, desviando a muitos cristãos da centralidade da verdade para uma vida de desejos pessoais.

A vinculação que a pessoa estabelece com o sagrado nem sempre é a que ele conscientemente afirma ter no seu vínculo religioso oficial. Ao longo da vida do indivíduo, ele recebe muitas informações sobre o sagrado que formam uma concepção no inconsciente e determinam mas da sua vida do que ele gostaria de admitir, nas suas relações dramaticamente vividas. Existe um sincretismo religioso, que não é admitido por muitas pessoas e denominações, que tem definido o comportamento das pessoas. Comportamento estes que surpreendem até mesmo as próprias pessoas, que, no momento, de determinadas situações, são movidas por sentimentos e crenças que ela afirma não possuir ou as rejeita veementemente no seu cotidiano.

Contudo, precisamos entender que o que compreendemos como sagrado e profano tem seu fundamento nas Sagradas Escrituras (Lv 10.10). Portanto, nossa missão como professor é alertar os nossos alunos sobre o cuidado com todo pensamento que busca o distanciar da centralidade da verdade.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Esboço da Lição 1 - Santificação_o caminho que leva à vida eterna com Deus - Pb. Antonio Vitor de Lima Borba.pdf
Filename: Esboço da Lição 1 - Santificação_o caminho que leva à vida eterna com Deus - Pb. Antonio Vitor de Lima Borba.pdf
Size: 121.55 KB