Lição 11 - A liderança de Barnabé II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir

COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 11 - A LIDERANÇA DE BARNABÉ

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A PESSOA DE BARNABÉ

A Bíblia Sagrada registra inúmeras histórias de líderes importantes, dando ênfase aos seus feitos, ao perfil de liderança de cada um deles, às suas vitórias e aos seus fracassos; a Palavra de Deus, entretanto, não esconde a história de outros personagens que, se comparados a outros, não serão considerados tão famosos assim, mas que certamente exerceram o seu papel individualmente e cooperaram direta e efetivamente na construção da história de líderes famosos. Um dos personagens que melhor representam essa verdade é Barnabé, cujo testemunho bíblico coloca-o como representante da ação do Espírito Santo num momento em que muitos cristãos estavam desfazendo-se das suas propriedades com o propósito de depositá-las aos pés dos apóstolos (At 4.36,37).

Precisamos de líderes com coragem e caráter, dispostos a servirem ao Reino de Deus por causa de Cristo, e não buscando os seus próprios interesses. Infelizmente as pessoas no presente século buscam, de maneira equivocada e desesperada, que as atenções sejam voltadas para si, desprezando aquilo para que verdadeiramente foram chamadas.

Diante disso, precisamos olhar com carinho para a vida desse homem apelidado de Barnabé. Ele não aparece com tanta expressão no contexto dos grandes apóstolos, discípulos ou mesmo profetas, mas os seus feitos gritam e muito com ensinamentos importantes para o nosso tempo.

Barnabé foi um apelido que os apóstolos deram a José, o seu nome de nascimento (At 4.36). Os apóstolos tinham como hábito apelidar pessoas que conviviam com eles a fim de sublinhar a personalidade da pessoa apelidada, ou mesmo acentuar as suas principais qualidades. Nesse caso, Barnabé – que quer dizer “homem da consolação”, “filho da consolação”, “filho da exortação” ou ainda “filho da profecia” – contribuiu significativamente com a igreja, de maneira coletiva, mas também com o desenvolvimento ministerial de algumas pessoas, de maneira individual1.

Sua lealdade ao Senhor e à liderança da Igreja que estava em Antioquia também o destacam como bom servo. Quando um obreiro está disposto a ser leal àquilo para que foi chamado, coloca-se à disposição do Senhor para avançar e fazer com que muitos avancem no Reino de Deus.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

Esboço da Lição 11 - A liderança de Barnabé - Pb. Antonio Vitor de Lima Borba.pdf
Filename: Esboço da Lição 11 - A liderança de Barnabé - Pb. Antonio Vitor de Lima Borba.pdf
Size: 119.06 KB