Lição 6 - Exemplos de liderança feminina I

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ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir

COMENTARISTA: ELIAS TORRALBO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO 6 - EXEMPLOS DE LIDERANÇA FEMININA

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Exemplos de liderança feminina. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para ilustrar o item I.2 – “As mulheres no ministério de Jesus”, apliquem a dinâmica“Jesus x Valorização da mulher”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Jesus x Valorização da mulher

Objetivos:

Enfatizar a valorização da mulher promovida por Jesus na cultura judaica.

Ressaltar a importância da cooperação de mulheres no ministério de Jesus.

Refletir sobre o serviço feminino realizado na Igreja atual.

Material:

½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno

Objetos descartáveis: copos, pratos, grafos, colheres, luvas, máscara etc.

01 saco ou depósito de lixo

Procedimento:

- Falem: Na cultura judaica, a mulher era discriminada, viviam à margem da sociedade, participavam da vida pública de forma limitada, não tinham voz, não mostravam o rosto, pois tinha que ser cobertos, não podiam estudar nem ensinar, uma conversa com uma mulher em público era um ato vergonhoso.

- Apresentem os objetos descartáveis descritos no item material e falem:

As mulheres no tempo de Jesus eram consideradas objetos que poderiam ser usadas e descartadas, pois eram desvalorizadas. Estes objetos são descartáveis, imaginem como se sentiam as mulheres dentro de uma cultura que a desvalorizava.

Neste momento, coloquem os objetos no saco ou depósito de lixo.

- Falem: Mas, com Jesus, as mulheres passaram a ser valorizadas. Jesus rompeu com os padrões impostos às mulheres, quando ele conversou, ensinou, curou, libertou muitas delas e também puderam cooperar com seu ministério.

- Agora, entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

- Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

- Peçam para que os alunos escrevam dentro da mão: Aquilo que as mulheres realizaram no ministério de Jesus. Depois, peçam para que os alunos escrevam o que as mulheres estão realizando na obra do Senhor, na atualidade.

- Depois, façam uma comparação entre 03 situações, isto é, as atividades femininas realizadas antes de Jesus, com Jesus e depois de Jesus.

- Para concluir, falem: Atualmente, ainda as mulheres são discriminadas e desvalorizadas, muitas vezes no seu próprio lar, na igreja, no trabalho, na rua etc. mas, lembremo-nos de que mesmo diante dos entraves que as mulheres da época de Jesus sofriam, elas participaram do ministério de Jesus, pois encontravam nele aceitação, o respeito, o amor, a valorização.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 01 Nov 2022