Lição 7 - Quem segue a Cristo anda em fidelidade II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: IMITADORES DE CRISTO: Ensinos extraídos das palavras de Jesus e dos apóstolos

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 7 - QUEM SEGUE A CRISTO ANDA EM FIDELIDADE

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

FIEL COMO UM SOLDADO

“Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” (2 Tm 2.3). Uma metáfora bastante intrigante que o apóstolo Paulo escreveu ao irmão Timóteo. Ele compara a fidelidade ao serviço no Reino como a de um soldado chamado para o serviço militar de sua época. Os jovens eram motivados a defenderem a sua pátria com o sacrifício de suas vidas, e tinham o campo de batalha como um local de sofrimento necessário para conquistar a paz para os que a esperavam em sua terra.

Note que a qualquer momento o soldado poderia ser convocado para defender a sua pátria em um conflito com outra nação. O campo de batalha era um local de sofrimentos e privações, onde a ameaça da morte pairava constantemente ao redor de cada alistado. Não estava sendo diferente na vida do apóstolo Paulo, que, preso e prestes a ser morto pelo império romano, passava por grande sofrimento nas mãos de seus cuidadores.

O momento também não estava sendo o dos melhores, pois o império romano estava massacrando a todos os cristãos fieis, sem falar que existia uma grande ameaça interna, onde falsos mestres transmitiam inverdades que desestabilizavam a harmonia e o bom ensino da Palavra de Deus.

Paulo, então, ao escrever essas palavras a Timóteo procura, com uma metáfora de fidelidade militar, ensiná-lo que o serviço ao Senhor nem sempre será acompanhado de bonança e alegria, mas que Ele sempre estará conosco em todos os momentos. Portanto, precisamos ser fieis a Ele no momento de angústia, pois o Senhor nos ajudará em tudo.

Por fim, e como uma abordagem extra ao ponto aqui trabalhado, precisamos olhar com mais atenção para o que é fidelidade militar. Quando fiz o meu juramento ao término do curso de formação de sargentos de carreira, na cidade de Três Corações/MG, lembro-me muito bem de proferir as seguintes palavras: “[…] cuja Honra, Integridade e Instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida”.

Um militar entende que o seu papel é estar sempre em sacrifício pelo bem de sua pátria, mesmo que isso lhe custe a própria vida. Assim, a fidelidade militar vai além de muitas coisas, pois, aprendemos a batalhar pela nossa bandeira, pelos nossos companheiros e pela nossa família.

Assim, o bom soldado defende os interesses de sua pátria, independentemente se as condições são favoráveis ou não. Do mesmo modo é o bom soldado de Jesus Cristo. Estamos aqui para defender os interesses de nossa pátria celestial (Fp 3.20), e assim batalhar contra as potestades e principados que visam nos destruir, afastando-nos do nosso alvo final (Fp 3.14).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA