Lição 5 - Quem segue a Cristo anda na prática do perdão e do amor II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: IMITADORES DE CRISTO: Ensinos extraídos das palavras de Jesus e dos apóstolos

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 5 - QUEM SEGUE A CRISTO ANDA N A PRÁTICA DO PERDÃO E DO AMOR

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UMA PARÁBOLA SOBRE A GRAÇA IMERECIDA

Iniciamos nossas tratativas acerca do assunto falando sobre a parábola do credor incompassivo. Essa história narrada por Jesus nos ensina a dimensão da graça recebida por nós da parte de Deus.

Naquela época, havia sérias consequências para os que não podiam pagar suas dívidas. Um credor podia apoderar-se do devedor e de sua família, força-los a trabalhar para ele até que a dívida fosse paga. O devedor também podia ser enviado para a prisão, seus familiares podiam ser vendidos como escravos, para ajudar a pagar o débito. Esperava-se que, enquanto estivesse na prisão, as terras do devedor fossem vendidas ou que seus parentes pagassem a dívida em seu lugar. Caso contrário, o devedor permaneceria na prisão por toda a vida.

Perceba que a situação do devedor era terrível. Ele não possuía a capacidade de pagar aquilo que devia ao seu senhor. Porém, em um ato gracioso, o senhor daquele servo perdoou a sua dívida permitindo a possibilidade de estar livre de toda consequência. Aprendemos com isso uma grande lição sobre o perdão.

O propósito de Jesus ao narrar a história do servo mau era mostrar a Pedro e a todos os seus discípulos que o perdão de Deus é somente pela graça. Não temos mérito algum. O Mestre também deixa claro que a nossa resposta à graça é um fator determinante a respeito de onde vamos passar a esternidade.

O perdão aceito muda o coração de quem o recebe, se for verdadeiramente eficaz. A frase “se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão” (Mt 18.35) frustra o pretexto de legalismo e salvação própria; não obstante, a exigência de Deus para obter um perdão duradouro obsta um programa de graça barata que não transforma aquele que a recebe.

Hoje estamos livres da condenação do pecado por motivo do perdão imerecido que recebemos. Hoje estamos livres da morte eterna por causa da morte de Cristo na cruz do calvário, perdoando assim o nosso pecado e nos possibilitando sermos justificados nEle. Como participantes do Reino de Deus entendemos que estamos em Cristo porque Deus nos amou de tal modo que nos ofertou quão poderosa graça.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA