Lição 10 - Interpretando erroneamente as Escrituras II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 10 - INTERPRETANDO ERRONEAMENTE AS ESCRITURAS

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

MUDANDO O CENÁRIO DA TENTAÇÃO

Como já tratamos na lição anterior, “A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás (Mt 4.4,7,10)”. A tentação de Cristo teve início atacando uma necessidade imediata (fome), o que levou Satanás a utilizar desse motivo para apresentar as suas tentativas de fazer o Mestre cair.

Contudo, vendo que não obteve sucesso na primeira investida, Satanás transporta Jesus para a Cidade Santa, mais precisamente ao pináculo do Templo. A proposta do Diabo era, mais uma vez, induzir a Jesus a fazer como que sua natureza divina agisse em seu favor, fazendo com que atentasse contra sua própria vida para mostrar que era o Filho de Deus.

O Templo em Jerusalém era […] um lugar tão estratégico para a fé em Israel que qualquer pessoa que se destacasse no Templo ou no seu entorno, ensinando, contribuindo ou operando algum milagre, seria lembrada por toda a população. Era uma oportunidade perfeita para trazer todas as atenções voltadas para si, fazendo a fama se espalhar de maneira estarrecedora diante de todos.

Perceba que Satanás solicita algo que não possuía necessidade, muito menos objetividade, no ministério de Jesus. Ele apenas lançou uma armadilha que, ao “fazer o que Satanás estava pedindo equivaleria a trocar a fé pela presunção, a submissão à orientação divina pela insolência. Significaria nada menos que arriscar-se à autodestruição”. Ele intentava fazer com que Cristo demonstrasse uma falta de confiança às palavras do Pai proferidas por ocasião do batismo: Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3.17).

Satanás, astuto como sempre, busca, na Palavra de Deus, um texto para que possa manipular e tentar induzir a Cristo, fraco fisicamente pela longa estada em jejum no deserto. Ele procurava fazer com que Jesus cedesse aos seus argumentos malignos, distorcendo a Palavra de Deus para conquistar algo em seu favor.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. ANTONIO VITOR LIMA BORBA