Lição 9 - Pedras poderiam se tornar pães I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO 9 - PEDRAS PODERIAM SE TORNAR PÃES

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Pedras poderiam se tornar pães. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Para exemplificar a importância de resistir as tentações, utilizem a dinâmica “Resistindo as tentações”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Resistindo as tentações

Objetivo: Refletir sobre a vigilância quanto as investidas do Diabo.

Material: não precisa

Recursos humanos: os alunos.

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo, deixando apenas 01 aluno fora.

– Orientem o aluno que está fora do círculo que ele será o “inimigo” e seu objetivo será o de penetrar no círculo, mas não precisa derrubar nem machucar ninguém.

– Orientem para que o círculo esteja bem fechado, isto é, os alunos devem ficar bem próximos, para que não haja espaço para o inimigo penetrar no círculo.

– Depois, falem para os demais alunos quem é o “inimigo” e que ele vai procurar entrar no círculo, mas que eles devem resistir a estas investidas.

– Então, peçam para que comecem a atividade.

– Observem as tentativas do “inimigo” e a resistência dos alunos do círculo.

– Vocês podem fazer outras tentativas, trocando o “inimigo” por outro aluno que está no círculo.

– Pode haver dois resultados:

O inimigo não conseguir entrar no círculo

O inimigo conseguir entrar no círculo

Mas, qualquer que seja o resultado, falem que esta demonstração nos alerta quanto a importância da vigilância espiritual, resistindo ao Diabo.

- Depois, leiam:

“Não deis lugar ao diabo”(Efésios 4:27).

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”(Tiago 4:7).

Ideia original desconhecida quanto ao uso do círculo fechado.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 23 Maio 2022