Lição 9 - Pedras poderiam se tornar pães II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 9 - PEDRAS PODERIAM SE TORNAR PÃES

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O INÍCIO DA TENTAÇÃO

Após ser batizado, e de publicamente haver o reconhecimento do Pai e do Espírito Santo no batismo, o Senhor é conduzido pelo Espírito ao deserto. Ele não decidiu ir por conta própria a um lugar ermo. Ele se submeteu ao controle do Espírito para se retirar e passar um período em jejum. Diferente de alguns pregadores que desprezam a prática do jejum, relegando-a a uma prática vinculada ao período da Lei de Moisés, Mateus nos mostra que Jesus jejuou. Essa é uma prática que nos aproxima de Deus, um momento em que deixamos de nutrir nosso corpo para nos dedicar à meditação e à oração.

Jesus Cristo poderia muito bem fazer proveito da voz que o anunciou como o Filho amado do Pai e ir por todas as cercanias buscando a glória para si, contudo, o que fez foi totalmente contrário àquilo que os Fariseus e hipócritas buscavam, ele se retirou para o deserto para jejuar e orar, longe de todos os holofotes humanos. O longo tempo de permanência naquele lugar inóspito o fez ficar vulnerável aos desejos humanos, a fome, que foi utilizada como a brecha que Satanás procurava para tentar o Mestre.

A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás (Mt 4.4,7,10) […] Jesus jejuou 40 dias, e “depois teve fome”, e a seguir foi tentado por Satanás a comer […] Uma vez que Cristo teve que enfrentar a tentação, como representante do homem ele não poderia empregar nenhum outro meio para vencê-la além do de um homem cheio do Espírito Santo.

Satanás tentou ser astuto para com Cristo, contudo, o que encontrou foi alguém que estava disposto a cumprir a sua missão integralmente e render toda glória ao Pai, conforme tudo o que está registrado nas Sagradas Escrituras. Satanás, o agente maligno que tenta o ser humano para ver sua queda, imaginou que conseguiria fazer o Filho de Deus cair em suas armadilhas, porém Cristo não se deixou levar por aquele que Ele sabia bem o que queria.

Esta tentação por parte do Diabo nos mostra que Jesus era humano. Ela foi uma oportunidade para Jesus reafirmar o plano de Deus quanto a seu ministério. Também nos indica o que fazer quando formos tentados. A tentação de Jesus foi uma demonstração importante de sua pureza, pois Ele não pecou. Enfrentou a tentação e não cedeu.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA