Lição 7 - Construindo tudo para minha glória II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 7 - CONSTRUINDO TUDO PARA MINHA GLÓRIA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

UM HOMEM QUE SE TORNOU GRANDE

Nabucodonosor foi o segundo e o maior rei do Império Babilônico. Seu nome é encontrado na Bíblia nos livros de 2 Reis, 2 Crônicas, Esdras, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Era filho de Nabopolassar, fundador da dinastia babilônica que eclipsou o Império Assírio, em 612 a.C. Nabucodonosor foi coroado príncipe e comandante do exército caldeu que derrotou as forças de Faraó-Neco, do Egito1.
As vitórias babilônicas elevaram o rei Nabucodonosor a um status de grande conquistador e regente de um império vitorioso, o que fez a sua cabeça para que o orgulho o dominasse. Contudo, não sabendo aproveitar o poder que lhe foi concedido por Deus, e como sentença determinada para a sua derrocada, ele recebeu inúmeras advertências divinas quanto ao fim de seu grande e majestoso império. A primeira delas foi no sonho da estátua de muitos elementos (Dn 2).

Nabucodonosor era a cabeça de ouro, que representava o império neobabilônico. Depois da sua morte, o império começou de imediato a desintegrar-se. O reino babilônico seria seguido por um reino inferior, representado pelo peito e braço de prata, este reino seria o império medo-persa fundado por Ciro. Um terceiro reino, simbolizado pelo ventre e coxas de cobre, representava o império grego fundado por Alexandre Magno. O reino de ferro representa o império romano, que teve seu início cerca de 67 a.C. e dominou o mundo numa amplitude que nenhum império dantes o fizera.

Após ter ouvido de Daniel o sonho e a sua interpretação, Nabucodonosor apresenta sua fraqueza humana em desejar receber adoração. Sabendo que seu império representava a cabeça de ouro, ele determinou que fosse construída uma estátua de ouro semelhante a do sonho, porém sem todos os elementos.

Nabucodonosor pode ter consumado o ato de orgulho de construir uma estátua de ouro por saber, segundo a revelação recebida por Daniel, que ele era a cabeça de ouro da estátua que vira no seu sonho. Nabucodonosor acabara de galgar o poder e, sem dúvida, estava procurando usar a religião a fim de consolidar as muitas províncias que anexara ao seu império. Exigiu adoração da imagem como meio de granjear a lealdade a si mesmo. Não foi ele o primeiro líder mundial a usar a religião com propósitos políticos ou de auto exaltação, nem será o último.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA