Lição 3 - José: resistir a tentação é possível II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS NO RIO GRANDE DO NORTE - IEADERN - Congregação Ebenézer - Pólo Setor 24

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: O PERIGO DAS TENTAÇÕES: As orientações da Palavra de Deus de como resistir e ter uma vida vitoriosa

COMENTARISTA: ALEXANDRE COELHO

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 3 - JOSÉ: RESISTIR À TENTAÇÃO É POSSÍVEL

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

AS DIFICULDADES DE UM JOVEM DE DEUS

A história de José apresenta uma grande perturbação familiar causada por causa de um favoritismo dispensado a um só filho em detrimento dos outros. Jacó tratava José com um carinho especial, por motivo dele ser o filho de sua velhice (Gn 37.3). A ação de Jacó em amar diferenciadamente um filho, fez com que José fosse desprezado pelos seus irmãos. Esse desprezo foi potencializado com o episódio da túnica e dos sonhos que imaturamente José contou a todos.

A túnica ricamente ornamentada que José recebeu de seu pai, contrasta fortemente com as túnicas comuns usadas por seus irmãos. Ela revelava uma posição especial de favoritismo e honra diante de seu pai […] José, também, revelou precipitação e imaturidade ao contar aos irmãos o seu sonho. O propósito do sonho era propiciar-lhe revelação e fé para seu espinhoso futuro, e não para ser-lhe motivo de exaltação sobre seus irmãos.

Esses episódios ocorridos no seio familiar de Jacó elevou ainda mais o sentimento de oposição contra José. A cada dia que se passava, a atitude de Jacó, diferenciando o tratamento entre os seus filhos, imprimia no coração dos preteridos um sentimento ciumento, algo ruim dentro do convívio familiar.

Poderia o ciúme fazer você sentir vontade de matar alguém? Antes de responder: “Claro que não”, veja o que aconteceu nesta história. Dez homens estavam dispostos a matar o irmão mais jovem por causa de uma túnica e alguns sonhos divulgados. Seu profundo ciúme havia se transformado em ira, cegando-os completamente para o que era certo. Pode ser difícil reconhecer o ciúme quando nossas razões parecem ter sentido, mas quando não o fazemos, o ciúme cresce rapidamente e leva a sérios pecados.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA