Lição 11 - O sétimo sinal: Jesus ressuscita Lázaro I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO 11 - O SÉTIMO SINAL: JESUS RESSUSCITA LÁZARO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Sétimo Sinal: Jesus Ressuscita Lázaro. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, apliquem a dinâmica “A Ressurreição de Lázaro”.

- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Apresentem um mapa para apontar a aldeia de Betânia.

Mapa é um recurso didático importante. Sua utilização chama a atenção dos alunos e torna a explicação documentada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ressurreição de Lázaro

Objetivo: Encenar de forma rápida a passagem bíblica sobre a ressurreição de Lázaro.

Material:

Bíblia para a leitura do texto sobre a ressurreição de Lázaro

Faixas de TNT ou outro material para envolver os pés e as mãos de “Lázaro”

01 lenço para cobrir o rosto de “Lázaro”

Recursos humanos:

Personagens: Jesus, Lázaro, Maria, Marta, os judeus(os demais alunos)

Procedimento:

1 - Peçam para que os alunos abram a Bíblia em João 11.28 - 40, 43, 44 e façam uma leitura do texto, observando os personagens e suas ações:

“E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te.

Ela, ouvindo isso, levantou-se logo e foi ter com ele.

(Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)

Vendo, pois, os judeus que estavam com ela em casa e a consolavam que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.

Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

Jesus, pois, quando a viu chorar e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se.

E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem e vê.

Jesus chorou.

Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.

E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, foi ao sepulcro; e era uma caverna e tinha uma pedra posta sobre ela.

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora.

E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto, envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir”.

2 – Depois da leitura efetuada, escolham os alunos e alunas que vão representar os personagens: Jesus, Lázaro, Maria, Marta e os judeus(os demais alunos).

Leiam novamente o texto, para que os personagens observem o que vão fazer.

3 – Após realizada a encenação, perguntem:

O que vocês sentiram ao encenar este milagre realizado por Jesus?

O que vocês podem dizer deste milagre para o ministério de Jesus?

Aguardem as respostas.

4 – Para finalizar, falem: Nesta lição vamos estudar sobre este milagre da ressurreição de Lázaro.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2022/01/jovens-jesuso-filho-de-deus-os-sinais-e_24.html Acesso em 07 mar. 2022