Lição 5 - O segundo sinal: a cura do filho do oficial II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 5 – O SEGUNDO SINAL: A CURA DO FILHO DO OFICIAL

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

O CONTEXTO DO MILAGRE

Depois da sua primeira incursão à Judeia no exercício do seu ministério, Jesus volta, passando por Samaria. Foi ali que teve o encontro com a mulher samaritana em Sicar (Jo 4.1-10). Depois de evangeliza-la, atende ao pedido dos samaritanos que vieram conhece-lo e ouvi-lo, e detém-se junto com eles por dois dias (Jo 4.40). Muitos creram nEle como o Cristo, o Salvador do mundo (Jo 4.42), demonstrando, portanto, fé salvífica perfeita.
No retorno à Galileia, Jesus Cristo testifica algo emblemático em seu ministério: “um profeta não tem honra na sua própria pátria” (Jo 4.44). Essa dura e real afirmação destaca a missão difícil que o servo do Senhor possui no território de onde foi “gerado”.

O Senhor desloca-se de Samaria para a Galileia, onde fica sua residência; contudo, depara-se com um “conjunto de pessoas que não têm o tipo adequado de fé”, pois, o recebem cordialmente, mas não honram a Ele ou sua missão. O retorno do Senhor a Caná ocorre porque Ele quer afastar-se de pessoas amigáveis com o tipo errado de fé.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA