Lição 2 - João Batista: preparando o caminho II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022

Jovens: JESUS, O FILHO DE DEUS: Os sinais e ensinos de Cristo no Evangelho de João

COMENTARISTA: SILAS QUEIROZ

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO 2 - JOÃO BATISTA: PREPARANDO O CAMINHO

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

A ORIGEM DO PRECURSOR

De acordo com o primeiro capítulo do evangelho de Lucas, o nascimento de João Batista – que aconteceu cerca de três meses antes do de Jesus – foi resultado da intervenção divina direta e assinalou um importante evento na história da redenção humana. Um sacerdote chamado Zacarias e sua esposa Isabel, a qual era estéril, viviam na região montanhosa ao sul de Jerusalém. Eram ambos bem idosos e tinham uma vida devotada aos mandamentos de Deus.

Ninguém acreditava mais numa possível gravidez de Isabel que, avançada em idade, não havia gerado filhos de seu marido Zacarias. Essa situação os fizeram carregar um fardo de uma fama de maldição por causa da esterilidade, costume judaico da época. Contudo, na completude da plenitude dos tempos, o mesmo anjo que visitou a Maria para anunciar a sua gravidez milagrosa, já havia visitado a Zacarias e trazido a mensagem que tanto esperavam: o nascimento de seu filho.

As palavras que o anjo proferiu a seguir deixaram claro que Deus estava prestes a atender a ambos os pedidos. Com efeito, seria mediante um filho dado a Zacarias e a Isabel que o estágio final do plano da salvação seria colocado em andamento. Quando o anjo explicou que o menino converteria o coração dos pais aos filhos e prepararia ao Senhor um povo bem disposto, indicou que, por meio do ministério de João, a última profecia do Antigo Testamento estava prestes a se cumprir (Ml 4).

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA