Lição 9: Habacuque: A fé como forma de vida I

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ASSEMBLEIA DE DEUS - TEMPLO CENTRAL - NATAL/RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jovens - Tema: Viglância, justiça e o culto a Deus: um chamado para a Igreja nos escritos do profetas menores

Comentarista: Israel Thiago Trota

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 9 - HABACUQUE: A FÉ COMO FORMA DE VIDA

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Habacuque: A Fé como Forma de Vida.

Utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

– Agora, vocês iniciam o estudo da lição, falando: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Habacuque, o oitavo de uma série de 12 livros que compõem os Profetas Menores.

- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Utilizem um mapa para mostrar para quem o profeta Habacuque profetizou e qual o teor de sua mensagem.

Mapa é um recurso didático. A utilização do mapa torna a apresentação documentada.

Ao trabalhar o item III, leiam o texto “Pés Rápidos”, que faz referência ao livro de Habacuque 3.19.

Texto de reflexão é um recurso didático que possibilita a ampliação de um tema em estudo.

- Para concluir, utilizem a dinâmica: Habacuque – Abraço.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Resumindo a aplicação didática sugerida por mim para esta lição:

- Método da Aula expositiva ou Preleção associado a outros recursos didáticos;

- Utilização de recursos didáticos: quadro, marcador para quadro branco, mapa e texto de reflexão;

- Participação dos alunos na aula;

- Método audiovisual: quadro com o título da lição e mapa;

- Aplicação de 01 dinâmica para concluir a lição.

Dinâmica: Habacuque - Abraço

Objetivos:

Trabalhar o significado dos nomes dos alunos e dos profetas menores, enfatizando que “abraço” é o significado do nome de Habacuque.

Promover momento de socialização, demonstrando afeto através do abraço.

Material:

Papel com o nome do aluno e seu significado

Procedimento:

- Falem sobre o significado dos nomes dos profetas menores estudados até a aula de hoje.

Oseias – Salvação

Joel – O Senhor é Deus

Amós – Carregador de fardos

Obadias – Servo do Senhor

Jonas – Pombo

Miqueias – Quem é semelhante a Jeová

Naum – Consolo

Habacuque – Abraço

– Depois entreguem para cada aluno o significado do nome dele em um cartão pequeno.

Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos. Aliás, todo professor deve saber o nome dos seus alunos!

Depois, procurar em sites o significado do nome de cada aluno. É uma pesquisa que requer paciência, pois há necessidade de procurar em vários sites.

Há nomes que vocês não encontrarão o significado. Então, ao entregar o papel sem o significado, peçam ao aluno para que fale o que sabe sobre seu nome, quem escolheu etc.

– Agora, enfatizem que ABRAÇO é o significado do nome do profeta Habacuque.

Depois, falem: A gente poderia pedir para que vocês se abraçassem. Mas, neste período de Pandemia não é recomendável.

Vejam o que a Bíblia nos adverte em Ec 3.1b e 5b:

“… há tempo para todo o propósito debaixo do céu. …tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar.”

Que tal falar para os colegas do lado qual o significado do seu nome?

– Então, falem: É interessante abraçar enquanto nossos colegas e familiares estão perto, então aproveitemos as oportunidades e tenhamos expressões de afeto, carinho etc. Porém, vamos abraçar após este tempo de protocolos de segurança contra a Covid.

Por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2021/08/jovens-vigilancia-justica-e-o-culto.html Acesso em 24 ago. 2021