Lição 9: Habacuque: A fé como forma de vida II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - SETOR 38(MÁRIO LIRA I)/NATAL-RN

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jovens - Tema: VIGILÂNCIA, JUSTIÇA E O CULTO A DEUS: um chamado para a Igreja nos escritos dos profetas menores

Comentarista: ISRAEL THIAGO TROTA

COMENTÁRIO: DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA

LIÇÃO Nº 9 - HABACUQUE: A FÉ COMO FORMA DE VIDA

O Objetivo deste comentário é contribuir para o preparo de sua aula, e apresentar um subsídio a parte da revista, trazendo um conteúdo extra ao seu estudo. Que Deus nos ajude no decorrer desta maravilhosa lição.

HABACUQUE

Muito pouco ou nada se sabe explicitamente sobre Habacuque, embora se possa inferir alguns dados. Primeiro, ele não só era profeta, como também um poeta talentoso. Na verdade seu livro compõe-se de uma série de oráculos e uma oração, do tipo que se pode ser comparado aos Salmos 4, 6 e 7 […] O que se sabe com certeza é que Habacuque viveu e desenvolveu seu ministério nos primórdios do surgimento da Babilônia no poder central do Oriente Próximo1.

Habacuque foi um dos profetas que exerceram seu ministério no período que antecedeu o cativeiro babilônico. Seu escrito está mais para um relato de aflição pessoal, onde encontramos Habacuque revelando os seus questionamentos ao Senhor, a resposta recebida e uma grande oração de fé partindo da parte do profeta para com Deus; do que um oráculo emitido para a nação de Israel.

Habacuque tem sido chamado de o livre pensador. Seu livro parece um diário pessoal onde o profeta registrou seus dramas e experiências com Deus. O profeta faz perguntas sinceras dirigidas a Deus. Abriu o seu coração e apresentou suas dúvidas. Sentia-se livre para demonstrar os seus pensamentos, inclusive chegou a questionar o aparente “descaso” de Deus; depois de ouvir a resposta do Criador, demonstrou uma fé inabalável. Portanto, o livro de Habacuque tem uma característica peculiar; trata-se do registro de um diálogo entre o profeta e Deus, não necessariamente se constitui um resumo daquilo que o profeta pregou durante o seu ministério. É mais uma oração do que uma profecia. Além disso, contém diversos estilos2.

Em resumo, o livro do profeta Habacuque poderia muito bem ser assim dividido: O capítulo 1 retrata um diálogo entre o profeta e Deus, onde tem início uma série de questionamentos por parte de Habacuque, diante do cenário que presenciava; o capítulo 2 traz a resposta divina aos questionamentos do profeta, com uma série de “ais proféticos” com juízos determinados; e, por fim, o capítulo 3 apresenta um cântico profético emitido pelo profeta demonstrando fé para com o Senhor.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - DC. ANTONIO VITOR LIMA BORBA