Lição 13 - Renovando a aliança III

Imprimir

p>IGREJA CRUZADA CRISTÃ PENTECOSTAL - SANTA MARIA DA VITÓRIA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Jovens: : TEMPO DE CONQUISTAS: fé e obediência no livro de Josué

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: EV.ANDRESON CÔRTE FERREIRA

LIÇÃO Nº 13 - RENOVANDO A ALIANÇA

A presente lição tem como Síntese: Deus é fiel, embora sejamos infiéis e, por isso, Israel continua sendo alvo do seu terno amor e cuidado.

E como objetivos:

Mostrar como aconteceu a assembleia de despedida e o discurso de Josué em Siló;

Compreender como aconteceu a assembleia perante Deus, em Siquém, os pontos do discurso profético, a renovação da aliança e o fim de um ciclo histórico;

E, aprender acerca da história recente de Israel, seu ressurgimento como Estado, conflitos e perspectivas.

A respeito de Josué 24.29 pode concluir no que se refere à pessoa de Josué:

A primeira referência a Josué como o servo do Senhor mostra visivelmente o quanto Josué prosperou na missão que herdou de Moisés. Agora, o livro fecha um círculo completo, pois quando rememoramos Josué 1.1, vemos Moisés como servo do Senhor e Josué na condição de mero assistente (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 400).

I – JOSUÉ REUNE O POVO EM SILÓ

O líder deverá ser o primeiro a compreender a hora exata do fim de um ciclo ministerial. Josué como líder compreendeu que o fim de seu serviço estava chegando na reta final (Js 23.1). Sendo assim, reuniu o povo israelita para instruí-los a serem obedientes a Deus.

Instrução que se inicia no reconhecimento do fim de seu trabalho (Js 23.1,2). Que segue na descrição da fidelidade de Deus em pelejar em prol do povo (Js 23.3). E incentiva os israelitas a se esforçarem para guardarem o que estava escrito na Lei (Js 23.6).

Esforçai-vos. Novamente, Josué usou as mesmas palavras que ouvira de Deus anos antes, quando o Senhor o comissionou para esta missão de guiar o povo até a Terra Prometida (Js 1.7-9) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 398).

II – A DESPEDIDA DE UM LÍDER

A lição que Josué deixa para toda liderança de qualquer seguimento é que um líder finaliza seu ministério, mas deixa um legado. Logo, é necessário que na reta final, o líder não amaldiçoe os seus liderados e nem os sucessores, mas que profeticamente abençoe o povo.

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Js 24.14,15).

Os versículos acima registram duas atitudes de Josué:

Primeira, Josué como líder aconselhava e ensinava ao povo a procederem corretamente. E a segunda atitude, percebe-se que Josué se apresentava como exemplo: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Já a respeito das mortes de Josué e de Eleazar, assim como o enterro dos ossos de José pode compreender que:

Os três funerais indicam o fim de eras: Josué e Eleazar, respectivamente o líder e o sacerdote do povo, eram as últimas conexões diretas com o Egito. José representava a distante ligação com o Egito e com as promessas dos patriarcas (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 400).

III – UM SALTO PARA O FUTURO

O presente tópico poderá ser sintetizado com os seguintes versículos:

Em seguida, Jesus lhes propôs uma parábola: “Observai a figueira, bem como todas as demais árvores. Assim que começam a brotar, percebendo-o, reconheceis, por vós mesmos, que o verão está chegando (Lc 21.29,30).

O verão está chegando corresponde com temática escatológica. Ou seja, a reconstrução de Israel como nação indica que o fim está próximo.

Referência:

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

http://andresoncorte.blogspot.com/2020/06/subsidio-para-as-licoes-biblicas-jovens_23.html Acesso em 23 jun. 2020