Lição 13 - A decisão crucial do discípulo: ouvir e praticar III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:o SERMÃO DO MONTE: A justiça sob a ótica de Deus

COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO

COMENTARISTA: EV. LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 13 – A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR

INTRODUÇÃO

Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência com os ritos de sacrifícios, no campo espiritual, colocando a ação de obedecer em um maior nível de importância em relação aos ritos de sacrifícios no que tange ao seu relacionamento com o ser humano. É da vontade de Deus ser louvado e adorado pelo homem especialmente no contexto do obedecer sempre ao Senhor. (1 Sm 15:22). Nesta lição veremos que a obediência a Deus se constitui num fundamento sólido de adoração a Deus.

I – O HOMEM PRUDENTE QUE CONSTRUIU SUA VIDA EM UM TERRENO SEGURO

Jesus praticamente encerra o sermão do monte exortando-nos a nos inclinarmos para a completa obediência em relação aos preceitos divinos (Palavra de Deus) de forma a não sermos fariseus que dizem por palavras serem e/ou fazerem o que na realidade não são e/ou não fazem.

Jesus para denotar esta condição de integridade e obediência requerida a um servo de Deus, enfatiza em primeiro lugar a ação prudente de um homem que constrói uma casa sobre os alicerces firmes de uma inamovível rocha que resiste a todo o tipo de intempéries do clima ou dos fenômenos da natureza.

Assim deve ser a nossa vida espiritual, suportada pela rocha que é Jesus e ratificada pelo nosso comportamento moral, social e espiritual em concordância com a vontade de Deus. (Mt 7:24-25)

1. UM POVO QUE NÃO OBEDECEU A DEUS

No texto bíblico registrado em Jr 35:1-19, Deus diz ao profeta Jeremias que a obediência dos recabitas é um exemplo a ser seguido pelo seu povo na relação com Ele, isto, porque Israel se tornara ao longo de sua existência desde a saída do Egito, peregrinando no deserto sob a liderança de Moisés, na conquista de Canaã sob a liderança de Josué, no conturbado período dos juízes até o ciclo monárquico iniciado por Saul, Davi, Salomão e os demais reis, um povo que demonstrou momentos irrepreensíveis de obediência e de adoração ao Senhor, mas também, momentos vexatórios de desobediência a Deus e de adoração a falsos deuses, sendo então, penalizados pelos seus atos abomináveis diante do Senhor.

Vamos analisar esta história dos recabitas e compreender de forma simples que ao obedecermos ao Senhor estamos proporcionando a permanente presença de Deus em nossas vidas e por consequência uma comunhão plena com Ele, sendo então próspero em tudo segundo a vontade do Senhor.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2013/06/notas_2t_2017_jovens_lic3a7c3a3o_13_a-decisc3a3o-crucial-do-discc3adpulo_ouvir-e-praticar.pdf Acesso em 22 jun. 2017.