Lição 3 - O ministério de Jesus II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS CANAÃ - FORTALEZA/CE

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Jovens: JESUS CRISTO: Filho do homem, Filho de Deus

COMENTARISTA: THIAGO BRAZIL

COMENTÁRIO: EV. JOSÉ LUCAS NETO

LIÇÃO Nº 3 – O MINISTÉRIO DE JESUS

INTRODUÇÃO

Cristo é superior a tudo e a todos, sendo Ele o nosso Apóstolo, Sumo Sacerdote, Rei dos reis e Senhor dos senhores que representa o cristão de forma individual e a igreja coletivamente. Nesta lição estudaremos sobre a posição de Jesus em seu reino eterno como Apóstolo, Sumo Sacerdote e Rei.

1. JESUS É O NOSSO APÓSTOLO

A Palavra de Deus registra que Jesus em seu ministério profético e sacerdotal é superior ao profeta e sacerdote Moisés, a saber:

i. A Palavra nos conclama a olharmos para Jesus que em grande amplitude espiritual é o nosso Apóstolo (enviado por Deus) e Sumo Sacerdote (o nosso supremo mediador e santo para realizar a mediação entre Deus e os homens) segundo a fé que professamos. (Hb 3:1).

ii. A Palavra compara a fidelidade de Jesus ao Deus Pai em realizar a missão que lhe foi atribuída, ou seja, a de salvar a humanidade do castigo eterno com a fidelidade de Moisés a Deus na sua missão de libertar e conduzir o povo de Deus do Egito para a terra prometida numa mesma essência, porém de magnitudes diferentes.(Hb 3:2; 1 Jo 1:9; Nm 12:7).

iii. A Palavra enfatiza que Jesus é digno de maior honra e glória do que Moisés, pois, Cristo é o fundador, edificador e mantenedor eterno do povo de Deus, isto é, a casa de Deus que é a igreja do Deus vivo, enquanto Moisés foi o mantenedor da casa de Deus,( o povo de Deus) em uma série temporal no antigo testamento. (Hb 3:3; Ef 3:14-21; Ef 1:15-23; 1 Tm 3:14-15)

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: https://proflucasneto.files.wordpress.com/2020/01/notas_1t_2020_jovens_lic3a7c3a3o-3_o-ministc3a9rio-de-jesus.pdf Acesso em 13 jan. 2020