Lição 9 - A bondade divina e a regra de ouro III

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS MISSÃO AOS POVOS - UBERLÂNDIA/MG

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens:o SERMÃO DO MONTE: A justiça sob a ótica de Deus

COMENTARISTA: CÉSAR MOISÉS CARVALHO

COMENTARISTA: EV. LEONARDO NOVAIS DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 9 – A BONDADE DIVINA E A REGRA DE OURO

INTRODUÇÃO

Nestes seis versículos o Mestre Jesus traz a memória dos discípulos e de todas as pessoas que leem as Sagradas Escrituras o que Ele havia ensinado em na oração conhecida como “Oração do Pai Nosso”.

O foco agora é sobre a importância que o Pai dá às pessoas que a Ele buscam, mostrando que Seus ouvidos estão atentos a todas as orações dos santos.

Deus deixa isto bem claro no livro do profeta Isaías, capítulo 59 e versículo 1: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”.

Deus, sendo o El-Shaday, o Todo Poderoso, pode fazer qualquer coisa por aqueles que o buscam.

Estudaremos também a associação que o Pai faz sobre a maneira pela qual os homens gostam de ser tratados e por fim, de acordo com a lição, abordaremos o que o autor traz como sendo “A regra de ouro”, ou seja, se quisermos ser bem tratados, devemos tratar o próximo de forma bondosa.

I – PEDIR, BUSCAR E BATER

1 – A vida orante: Esta palavra parece-nos estranha, e é uma associação prática da oração com o movimento, ou o caminhar, ou seja, “vivendo em oração”. Quando falamos sobre oração, faz-se necessário lembrarmos do conceito desta palavra.

O dicionário Vine, 2002 mostra que existem algumas palavras no grego para oração, mas a mais utilizada é “proseuchomai” (Trpooeúxopai), que significa “orar” e esta palavra é sempre usada acerca da oração feita a Deus, que está pronto para nos ouvir.

Sabendo que o Pai Celestial está interessado no que falamos, pedimos ou pensamos, é de grande importância que vivamos uma vida em oração.

Paulo escreve aos Tessalonicenses, na sua primeira carta, capítulo 5 e versículo 17, um texto muito conhecido:

“Orai sem cessar”.

A palavra “cessar” de acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa tem o seguinte significado:

Parar, acabar, deixar de se sentir.

“cessar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/cessar [consultado em 25-05-2017].

Paulo não diz ore quando der, ore de vez em quando, ore quando terminarem as oportunidades, ele diz claramente ORAI SEM CESSAR.

Desta forma, precisamos falar com Deus sem deixar de senti-lo.

COMO ISTO É POSSÍVEL COM TANTOS AFAZERES?

Amando o Senhor como Pai;

Tendo prazer em conversar com Ele;

Prestando atenção nas várias maneiras que Ele tem para falar conosco;

Lembrando-nos que sem Ele nada podemos fazer.

Existe uma frase de Bento de Núrsia (São Bento), criador da Ordem dos Beneditinos, da qual o atual Papa faz parte, que diz o seguinte:

“Ora et labora”, que traduzindo é: Ore e trabalhe.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/licao-9-cpad-jovens-bondade-divina-regra-ouro/ Acesso em 26 maio 2017.