Lição 1 - O livro de Números - caminhando com Deus no deserto I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - CRICIÚMA/SC

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens: RUMO À TERRA PROMETIDA: a peregrinação do povo de Deus no deserto no livro de Números

COMENTARISTA: REYNALDO ODILO

COMENTÁRIO: PROF.ª SULAMITA MACEDO

LIÇÃO Nº 1 – O LIVRO DE NÚMEROS - CAMINHANDO COM DEUS NO DESERTO

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para concluir, apliquem a dinâmica “No Deserto”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: No Deserto

Objetivo:

Contextualizar o tema da lição com a vida dos alunos, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é soberano e provedor.

Material:

01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna

Uma Bíblia

Uma borracha

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce

Um clip

Uma liga(elástico)

Um bandaid

Uma bala

Uma peça de um quebra-cabeça

Uma cópia da oração do Pai Nosso

Um relógio

Procedimento:

- Falem: Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.

- Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?

- Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida.

- Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.

Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:

Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão e correção.

Uma borracha: para apagar as ações negativas e perdoar

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança

Um clip: Para juntar as experiências

Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se a situação

Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas

Uma bala: Para adoçar a difícil situação

Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho

Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.

Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.

- Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?

Aguardem as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.

- Depois, falem: Quem está passando por um período difícil, como estiagem ou seca ou no deserto, precisa que haja uma solução – a chuva.

- Leiam I Rs 18.41 “Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um ruído de uma grande chuva”

- Para concluir, cantem o hino “Som da Chuva” de Soraya Moraes ou apenas leiam a letra com os alunos.

Deixa Tua glória encher este lugar

Deixa o céu descer sobre nós

O som da chuva eu já posso ouvir

E com ela vem o novo de Deus

Derrama sobre nós a chuva, Senhor

Abundantemente e sem cessar

Teu povo espera o derramar

Da chuva, da chuva!

Da chuva, da chuva!

Chuva de poder!

Chuva de unção!

Chuva de louvor!

Chuva de cura!

Chuva de glória!

Chuva de vitória!

Faz chover, faz chover, Senhor! 2X

Chuva de poder...

Faz chover, faz chover, Senhor! 4X

Derrama sobre nós a chuva, Senhor! 4X

Senhor!

Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.

Elaboração da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com/2019/01/jovensrumo-terra-prometida-peregrinacao.html Acesso em 01 jan. 2019