Lição 4 - A realidade biblica da salvação I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARNAMIRIM/RN - ADPAR

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024

Jovens: O PADRÃO BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ - Caminhando segundo o ensino das Escrituras

COMENTARISTA: Alexandre Coelho

COMENTÁRIO: PR. ERIVANDRO GALDINO

LIÇÃO 4 - A REALIDADE BÍBLICA DA SALVAÇÃO

INTRODUÇÃO

A fé cristã se pauta em realidades bíblicas, apresentadas numa sequência lógica, e as que estudamos anteriormente foram: a existência de Deus e a malignidade do pecado. Neste momento, trataremos de um terceiro tema subsequente a esses dois: a realidade da salvação oferecida por Deus e a sua operação contra o pecado. Se por um lado, a Bíblia nos ensina a má notícia sobre a nossa condição, a de que somos pecadores e estamos afastados de Deus, por outro lado, a Bíblia nos ensina a boa notícia, o evangelho, que Deus proveu, em Jesus Cristo, a salvação de que necessitamos para ser reconciliados com Ele. A salvação tem, como doutrina e prática, a sua importância, pois dela depende o resgate da humanidade pelo sacrifício de Jesus Cristo.

I- A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO.

1. O QUE É A SALVAÇÃO.

A expressão “salvação” pode assumir mais de um significado. Uma empresa pode estar indo à falência, e um plano de recuperação para aquela instituição pode ser a “salvação” daquela atividade empresarial e da manutenção dos empregos dos seus funcionários. Em alguns países, jovens delinquentes são motivados a servir nas forças armadas para sua “salvação”, aprendendo a ser disciplinados e tomarem um rumo na vida que não seja a prática de crimes. Náufragos à deriva podem ser “salvos” por uma embarcação que esteja passando na rota onde estão e tirá-los daquele ambiente inóspito. Portanto, a palavra salvação pode ter vários significados. De forma geral, ela designa o ato de trazer livramento, de colocar numa posição protegida, de dar segurança, de livrar da morte.

No aspecto da revelação bíblica, a palavra salvação ganha um significado bem específico: o de salvar o homem de seus pecados. Esse sentido envolve naturalmente mais de um elemento para que o entendimento completo do seu significado possa ser entendido. No Antigo Testamento Deus é visto como trazendo salvação ao seu povo, entretanto, o seu objetivo sempre foi demonstrar o seu poder para trazer salvação dos pecados, reconciliando consigo a humanidade. É Ele que começa o plano da salvação, anuncia aos profetas e, quando chega o momento, envia o seu Filho Unigênito ao mundo para cumprir o seu propósito. Mateus destaca dessa forma o grande plano de Deus quando Jesus ainda nem havia nascido: “E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1.21). Nesse versículo podemos perceber os elementos básicos que fundamentam a salvação:

 Deus enviou seu Filho. A salvação dos pecados do homem começa em Deus. Ele foi o primeiro a prover o necessário para que a salvação viesse a acontecer.

 Nascido de mulher. Jesus não era um ser desencarnado ou um espírito que iludiu as pessoas que o viam. Ele cumpriu as leis deste mundo, nasceu, cresceu, iniciou e concluiu seu ministério terreno, morreu e ressuscitou, mostrando a veracidade de que “pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Rm 5.19).

 Chamado Jesus. Deus nomeou o Salvador, seu Filho, com um nome que o acompanharia por séculos, e até pela eternidade. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).

 Para salvar o seu povo. A salvação tem início entre o povo hebreu, para onde Jesus foi enviado. Posteriormente, a salvação alcançou os gentios. Como Deus fez promessas para os descendentes de Abraão, foi entre eles que a salvação de Deus foi inicialmente anunciada e cumprida. Eles tinham como referência as profecias trazidas pelos profetas que Deus lhes havia enviado.

 Dos seus pecados. Deus não desejava salvar os hebreus do jugo romano ou de qualquer outra nação. A salvação visava trazer de volta a comunhão entre Deus e o homem caído, para que, uma vez perdoado e restaurado, e tendo paz, pudesse passar a eternidade com o Senhor.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Erivandro Galdino

Esboço da Lição 4 - A realidade biblica da salvação - Pr Erivandro Galdino.pdf
Filename: Esboço da Lição 4 - A realidade biblica da salvação - Pr Erivandro Galdino.pdf
Size: 283.11 KB