ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022
Jovens e Adultos - Betel - EZEQUIEL: o profeta com a mensagem de juízo, arrependimento, restauração e manifestação da glória de Deus
COMENTARISTA: VALDIR ALVES DE OLIVEIRA
COMENTÁRIO: DC. CARLOS CÉZAR
LIÇÃO Nº 11 - UM NOVO TEMPLO E A RESTAURAÇÃO DO CULTO
...
Introdução
Desde o início da história Deus sempre buscou se relacionar com a sua criação, o ser humano. Por isso Ele mandou que Moisés construísse um tabernáculo para habitar no meio de seu povo, mas os israelitas viraram as costas para Ele, culminando com o cativeiro descrito em Ezequiel. No entanto, mesmo após a desobediência de Seu povo Deus promete restaurar o Templo e o Culto com promessas de boas novas para os israelitas.
1. Um santuário no meio do povo
O tabernáculo, também chamado santuário foi o lugar que Deus mandou Moisés construir para manifestar a Sua Glória no meio do povo escolhido, tendo o propósito de ser um lugar onde Ele trataria com os israelitas. “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Ex 25.8). Também era o lugar onde a Arca da Aliança era guardada, e demonstrava a autoridade divina que Deus possuía sobre o Seu povo. Durante a peregrinação o Santuário era móvel, mas após a construção do Templo por Salomão em Jerusalém, não houve mais a necessidade de transportar o Tabernáculo. O Templo passou ser o santuário de Deus e guardava em seu interior a Arca do Concerto.
Fonte: http://www.ebd316.com.br/ Acesso em 11 mar. 2022