Lição 12 - Jovens e Adultos - Betel - Judá é levado para o cativeiro da Babilônia II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 12 – JUDÁ É LEVADO PARA O CATIVEIRO DA BABILÔNIA

...

INTRODUÇÃO

A rebeldia sempre terá um final doloroso. Após Judá se embebedar no cálice da idolatria e viver “comungando” com o verdadeiro Deus e os deuses cananeus, todas as advertências, ameaças e por fim, as predições pronunciadas pelos profetas, agora seriam cumpridas.

Não podemos em hipótese alguma esquecer que embora a punição do cativeiro seria neste momento executada, o amor de Deus regava cada ação por Ele exercida contra o seu povo.

O castigo teria início e fim. 70 anos seria o período de tempo que a nação rebelde ficaria exilada.

1 – O PROPÓSITO DE DEUS QUANTO AO EXÍLIO

Êxodo 19:5-6

5 agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.

6 E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. (ARC)

Israel negligenciou a tão nobre responsabilidade de se portar como nação eleita de Deus, propriedade peculiar dentre todos os povos, reino sacerdotal e povo santo.

O reino do Norte, foram os primeiros a serem conduzidos ao cativeiro pelos Assírios.

Cerca de 135 anos depois (essa data pode variar entre os estudiosos), chegou a vez do reino do Sul receber a mesma punição – O cativeiro.

Jeremias 7:13,23-26

13 Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, e eu vos falei, madrugando e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes,

23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

24 Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás e não para diante.

25 Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os.

26 Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os ouvidos, mas endureceram a sua cerviz e fizeram pior do que seus pais. (ARC)

Jeremias 11:6-7

6 E disse-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e cumpri-as.

7 Porque, deveras, protestei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz. (ARC)

Mesmo sendo solenemente advertidos, não deram ouvidos, antes marcharam resolutamente para o abismo dos seus pecados até se depararem com o obstáculo posto pelo próprio Deus a fim de freá-los e no futuro, torná-los para Si novamente.

A panela fervente do primeiro capítulo do livro de Jeremias (Jr 1.13), torna-se uma dura realidade no último capítulo do seu livro – Judá é levado ao cativeiro da Babilônia (Jr 52.27).

1.1 – As causas que levaram o povo ao exílio

No decorrer da sua história, Israel, muito aborreceu ao Senhor com o seu comportamento; vivendo aquém dos propósitos que Deus estabeleceu a eles, revelados em sua Lei.

Deuteronômio 10:15

15 Tão somente o SENHOR tomou prazer em teus pais para os amar; e a vós, semente deles, escolheu depois deles, de todos os povos, como neste dia se vê (ARC) (grifo meu).

Em primeiro lugar, Deus amou a Israel e depois escolheu. Note que o amor vem antes da escolha.

No evangelho de João encontramos essa verdade em dois atos.

Primeiro ato: “Deus amou o mundo de tal maneira…” (Jo 3.16a).

Segundo ato: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós…” (Jo 15.16).

Fomos escolhidos por causa do amor de Deus. O amor Dele é o princípio de sua benevolência e seu favor a nós.

Ele primeiro ama e depois escolhe…

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte:https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-licao-12-juda-levado-cativeiro-da-babilonia/ Acesso em 16 jun.2017.