Lição 4 - Jovens e Adultos - Orientações bíblicas sobre a intimidade do casal I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Jovens e Adultos - Betel - A FAMÍLIA NATURAL SEGUNDO OS VALORES E PRINCÍPIOS CRISTÃOS: Instituição idealizada por Deus para a perpetuação de relacionamentos harmoniosos e uma Igreja sadia.

COMENTARISTA: ABNER FERREIRA

COMENTÁRIO: PB. ISMAEL PAIXÃO

LIÇÃO Nº 4 - ORIENTAÇÕES BÍBLICA SOBRE A INTIMIDADE DO CASAL

...

INTRODUÇÃO

A intimidade entre um casal é primordial para um casamento feliz e duradouro. O pastor Silas Malafaia escreveu em um artigo sobre os princípios de intimidade que deve haver entre marido e mulher.

Confira o texto de Malafaia na íntegra:

A sexualidade envolve o que há de mais íntimo na vida do ser humano. Dependendo do modo como é usufruída, pode produzir resultados positivos ou negativos, pois interfere na área biológica, sociológica, psicológica e espiritual. Existem alguns princípios da intimidade que devem ser observados para um bom relacionamento conjugal. Entre eles, a benevolência, a submissão e a concordância mútua. O primeiro princípio pode ser apreendido em 1 Coríntios 7.3: O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. No contexto deste versículo, a devida benevolência dos cônjuges implica que eles, de boa vontade, satisfaçam sexualmente um ao outro. A mulher não é mero objeto de satisfação sexual do homem, nem o homem da mulher. Mas dentro do casamento deve existir uma satisfação mútua. Para que isto ocorra, é preciso que o princípio da intimidade seja valorizado. Não pode haver egoísmo. Deve haver interesse recíproco, diálogo, honestidade, amor, compreensão, confiança mútua, conhecimento dos gostos e das preferências de cada um. Muitos problemas no relacionamento são fruto da falta de intimidade dos cônjuges. Isto ocorre porque alguns casais começam uma vida a dois sem conhecerem o caráter, a personalidade e as motivações um do outro. Casam-se no auge da paixão ou atraídos pela beleza física do outro. Com o tempo e as adversidades que enfrentam na vida, o fogo se apaga, os cônjuges se afastam, e o relacionamento fica desgastado. Eles não devem permitir que isto aconteça, satisfazendo-se sexualmente, cortejando e conquistando o amor um do outro diariamente. O marido não deve ser apressado, grosseiro, rude, mecânico ou impaciente na relação sexual; deve manter-se calmo, relaxado. Precisa tratar a esposa com carinho, deixá-la à vontade e ser sensível às necessidades e aos desejos dela no ato sexual, para que tenham prazer juntos. O marido que durante a relação sexual age com impaciência geralmente deixa a esposa insegura e frustrada. Isto acontece porque a mulher é mais sensível. Precisa, antes de tudo, ser bem tratada ao longo do dia, cortejada, tocada, acariciada. Precisa sentir-se amada e desejada para se entregar ao amado.

1. MATRIMÔNIO E VIDA SEXUAL

Matrimonio conceito. É referente exclusivamente à união entre um homem e uma mulher, uma vez que deriva de mater, matris (mãe) no latim clássico. (Dicionário on-line).

Pergunta: "O que é ou não permitido que um casal cristão (marido e esposa) faça, sexualmente falando?"

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2020/01/orientacoes-biblicas-sobre-intimidade.html Acesso em 23 jan. 2020