Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - Evidências da realidade histórica de Jesus Cristo I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - APOLOGÉTICA CRISTÃ: A importância da defesa da fé diante dos desafios da sociedade atual. .

COMENTARISTA: JOABES RODRIGUES DO ROSÁRIO

COMENTÁRIO: PROFª. DÊNIA GONÇALVES

LIÇÃO Nº 8 - EVIDÊNCIAS DA REALIDADE HISTÓRICA DE JESUS CRISTO

...

INTRODUÇÃO

Além da Escrituras Sagradas, pesquisas de historiadores confirmam a existência de Jesus Cristo, nesta lição iremos estudar a respeito de alguns historiadores, sendo eles não cristãos.

1. JESUS E O HISTORIADOR FLÁVIO JOSEFO.

Yossef ben Matitiahu Ha-Cohen, um dos líderes da 1ª Revolta Judaica contra o Império Romano, termina seus dias em Roma, onde adota o nome de Flavius Josephus. Lá escreve a história e apologia da Nação Judaica e de si mesmo, suspeito tanto aos olhos de seus correligionários, quanto aos olhos dos romanos. Josefo foi um historiador que vivei por volta de 37 d.C. até cerca de 103 d.C., ele era um membro da aristocracia sacerdotal dos judeus, Josefo passou o resto de sua vida em Roma como conselheiro e historiador. Durante séculos as obras de Josefo foram mais lidas na Europa do que qualquer outro livro, com exceção da Bíblia.

Sem dúvida, Josefo foi um importante apologista da cultura e do Povo Judeu no mundo romano, numa época de conflito e tensão. Através de sua obra procurou revelar o judaísmo aos letrados e sua compatibilidade com o pensamento helenista. Ressaltando a antigüidade da cultura judaica, apresentava seu povo como civilizado, devoto e filosófico. Nos cerca de 30 anos em que viveu em Roma sob o patrocínio de Vespasiano, Tito e Domiciano, Josefo escreveu a maior parte de seus trabalhos, dos quais restam quatro: Bellum Iudaicum (A Guerra Judaica) em sete volumes; Antiquitates Iudaicae (Antigüidades Judaicas ) em 20 tomos; em Contra Apionem (Contra Apio) defende os judeus das acusações deste alexandrino; e, em Vita (Autobiografia), defende-se das acusações de que teria sido responsável pela guerra.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

http://www.ebd316.com.br/2019/11/evidencias-da-realidade-historica-de.html Acesso em 19 nov. 2019