Lição 10 - Jovens e Adultos - Betel - Acerca do fim dos tempos I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - LUCAS: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.

COMENTARISTA: SAMUEL FERREIRA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 10 - ACERCA DO FIM DOS TEMPOS

 

...

INTRODUÇÃO

Muitos fatos e coisas mostram que estamos vivendo o “fim dos tempos”. Mas, o que é afinal o fim dos tempos, quais os sinais e o que podemos esperar? O final dos tempos, também conhecido como “tempo do fim” ou “últimas coisas” (Dn 12.4), é um período futuro descrito na escatologia bíblica que indica que alguns eventos do mundo alcançarão um clímax final. Na verdade, ele não é um único evento, mas um conjunto de acontecimentos bem definidos acerca do que Deus está prestes a realizar no decorrer da história destes últimos dias.

1. O SERMAO ESCATOLOGICO

Um dos sermões mais famosos de Jesus é aquele conhecido como o Sermão profético ou escatológico registrado em Marcos 13, Mateus 24-25 e Lucas 12.34-59, 17.20-37, 21.5-36, ele é assim chamado porque, nessa passagem, Jesus revela aos seus discípulos as últimas coisas que haverão de acontecer; e é isso que a palavra “escatologia” significa: “o estudo das últimas coisas”. Tudo começa quando os discípulos interrogaram Jesus: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo”? Então, nosso Senhor começa a respondê-los neste sermão, mas, Ele responde uma coisa atrás da outra, fazendo os teólogos se dividirem em três grupos: preteristas, futuristas e historicistas. Os preteristas acreditam que todas essas se cumpriram no mais tardar até o ano 70 com a destruição do templo pelo general Tito; os futuristas jogam as palavras de Jesus para o futuro, afirmando que irão se cumprir durante a grande tribulação; enquanto que os historicistas acreditam num duplo cumprimento desta profecia no decorrer da história.

Quer continuar lendo? Para continuar lendo este artigo baixe os anexos nos links abaixo.Bons estudos.

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/08/o-dever-de-orar-sempre-comentario_19.html Acesso em 20 ago. 2019