Lição 10 - Jovens e Adultos - Betel - O profeta desce à casa do oleiro I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: PR. ALMERINO LUNA GÓIS

LIÇÃO Nº 10 – O PROFETA DESCE À CASA DO OLEIRO

...

INTRODUÇÃO:

A casa do oleiro fazia parte de uma provável vila às margens do vale de hinon no sudoeste de Jerusalém. Lugar propício à manipulação artesanal da abundante argila ali existente fato que proporcionou o ajuntamento dos profissionais do barro que jogavam os restos e cacos das suas obras inúteis ali.

Ao lado de Hinon havia o lixão de Jerusalém, o monturo, onde eram despejados os dejetos da cidade incluindo carcaças de animais sacrificados e outros lixos que ali ardiam em fogo continuamente.

O nome hebraico “Geena” dado a este vale em função do mau uso deste, inclusive por existir ali o altar do deus moloque, a quem eram sacrificadas crianças, foi traduzido em varias passagens da bíblia para inferno. Alguns comentaristas bíblicos como R.N. Champlin, fazem ligação da porta do oleiro com a porta do monturo que dava acesso a este vale.

A parábola do capítulo 18 de Jeremias, que narra a sua descida à casa do oleiro para ver este sobre suas rodas a amassar e trabalhar o barro, para o qual enquanto na mão do oleiro havia esperança de ser transformado em vaso útil e bom, tem paralelo com a parábola do capítulo 19.1,2,10 que diz: Assim diz o SENHOR: Vai, compra uma botija de oleiro, e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes; sai ao vale do filho de Hinon que está à entrada da porta do oleiro, e apregoa ali as palavras que eu de disser; Então quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo,quando este desce às regiões mais baixas, (o Vale de Hinon) e ali quebra a botija, a qual a partir dali não servirá para mais nada além de ser lançada em cacos no lixão do monturo, lugar de humilhação e desprezo.

A parábola quer dizer ao povo de Israel que ainda estava nas mãos do oleiro e assim teriam chance de um concerto, mas havendo rejeição por parte deles, logo estariam como uma botija seca, despedaçada (Jr 19.10) no Vale de Hinon (cativeiro).

1. SIMBOLISMO DO BARRO

Quando a bíblia diz que DEUS formou o homem do pó da terra, não diz que pó é esse, mas está implícito nas gêneses, dos capítulos 1 e 2 que a terra produziria erva e animais de diversas espécies, o que significa que essa terra era de ótima qualidade e o pó que DEUS usou para formar o homem, foi tirado desta mesma terra: Fértil, producente, composta de micro organismos, minérios etc, capaz de gerar vidas procedentes do humo. Os termos: homem, Humano, Humildade, certamente são derivações da palavra humo. Todos os humanos são convidados a não esquecerem suas origens, sempre que estes verem algum semelhante descendo pelas cordas ao túmulo, lugar de onde veio logo conscientizar-se-ão, que devem ser humildes por natureza.

É possível que DEUS ao determinar que seu profeta descesse à casa do oleiro e de lar trouxesse uma mensagem, estivesse tentando faze-los lembrar de que não passavam de vasos de barro, e que como tal, estava sujeitos à autoridade e manobra do oleiro, realidade que não constitui nenhuma razão para serem orgulhosos.

2. SIMBOLISMO DO OLEIRO E DA CASA

Casa é lugar sagrado, lugar de privacidade, particularidade, e é também lugar de solidão. É natural entendermos que por mais que seja bem relacionado, o profissional artesão por força do seu ofício sempre trabalha sozinho, Pois sua obra não requer ajuda de outros para ser realizada.

Por questão de operacionalidade convinha que a casa do oleiro estivesse em uma região mais baixa, em situação de humildade e simplicidade, sem nenhuma formosura nem decoração que lhe fizesse um lugar desejável pelos de fina linhagem, pois se entende que esta estava ás margens de um vale, fato que justifica o termo usado pela bíblia, (levanta e desce à casa do oleiro).

Descer significa abrir mão de está nos lugares altos arejados, de boa localização e valorizados, significa separar-se das vantagens oferecidas pela vida social, dos relacionamentos humanamente vantajosos para proporcionar um relacionamento unicamente com DEUS, significa consagrar-se ao criador e se colocar ao seu inteiro dispor, significa colocar-se voluntariamente em submissão e dependência DELE. Atitudes estas que nunca fazem parte das agendas dos nobres, ricos, viciados nas ostentações de hedonismo e luxúrias da vida social, coisas que contrastavam com a recomendação divina para aquela nação, que devia reconhecer suas misérias e descer para o vale do arrependimento e humilhação, como único recurso contra a terrível sentença que se aproximava.

A parábola em apreço é muito rica em simbolismo, com mensagens espirituais de alto valor para a vida cristã. Para nós cristãos, descer à casa do oleiro significa em primeiro lugar separar-se para da oportunidade à comunhão com nosso SENHOR, se desfazer das agitações do cotidiano para está às sós com DEUS, dá lugar ao agir de DEUS no nosso ser, aceitar ser disciplinado, refeito, corrigido pelo SENHOR e sobre tudo ouvir e receber de DEUS aquilo que ele quer transmitir aos homens através da nossa instrumentalidade.

A casa do oleiro é lugar de transformar barro bruto em vaso útil, de quebrar vasos velhos e inúteis para dá lugar a vasos novos. A jornada de um crente em direção ao Céu certamente tem início na casa do oleiro, antes de qualquer degrau a subir precisamos descer até lá e a partir dai começar nossa caminhada rumo ao Céu. Se por acaso alguém já estiver em algum degrau no meio dessa escada, sem ter passado por lá certamente em algum momento terá que descer para recomeçar bem.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/05/o-profeta-desce-casa-do-oleiro.html Acesso em 29 maio 2017.