Lição 8 - Jovens e Adultos - Betel - O perigo enganado pelos falsos profetas II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 8 – O PERIGO DE SER ENGANADO PELOS FALSOS PROFETAS

..

.

INTRODUÇÃO

Nos quatro Evangelhos de Jesus escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, a expressão ‘em verdade, voz digo’ ou ‘em verdade em verdade vos digo’, ocorrem 58 vezes (25 vezes somente no Evangelho de João).

Tal dito tem sua origem na palavra ‘AMÉM’ tanto no hebraico, como no grego e quer dizer: ‘estabelecido, seguro, firme’.

Orlando Boyer afirma que esse termo é uma confirmação da mensagem, isto é, ‘assim seja’.

Ainda, a palavra ‘AMÉM’, segundo o Talmude (coletânea dos livros sagrados dos judeus – fonte Wikipédia) vai além do simplório significado que aprendemos (assim seja), mas é um acrônimo formado pela primeira letra das palavras hebraicas “El Melech Neeman”, cuja tradução é: “Deus é um Rei Confiável”.

De <http://www.abiblia.org/ver.php?id=2156>

Logo, quando Cristo se expressa dizendo em verdade, em verdade vos digo, Ele está dizendo Amém, por consequência também está afirmando que Aquele que disse ou se pronunciou é um Rei Confiável, cujas palavras são seguras, fieis e garantidas.

Apocalipse 3:14

14 E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. (ARC) (grifo meu).

Em Ap 3.14, o Salvador por fim crava a afirmação de que Ele é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, portanto, o nosso Deus e o Rei expressamente confiável.

Em contraste com aquele que é verdadeiro, apresenta-se aquele que é falso, mentiroso e enganador, o diabo, nosso adversário.

1 – O PERIGO DO FALSO PROFETA

Primeiramente é interessante termos a definição do que é um profeta.

Wayne Grudem, em seu livro: ‘O dom de profecia”, afirma que a função principal do profeta do Antigo Testamento era a de mensageiro de Deus, enviado a falar a homens e mulheres as palavras do próprio Deus.

O profeta ainda era o instrumento que Deus utilizava para proclamar a observância de suas leis e mandamentos e assim conduzir o povo ao arrependimento.

A realidade da convivência com o falso profetismo é patente em nossos dias. Quem alguma vez não se deparou com a situação de presenciar um falso profeta em ação?

Deuteronômio 13:1-4

1 Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio,

2 e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,

3 não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos, porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.

4 Após o SENHOR, vosso Deus, andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. (ARC)

Desde a antiguidade, Deus tem acautelado o seu povo contra as manifestações teatralizadas pelos falsos profetas. Moisés, deixa-nos alguns pontos importantes quanto a tais ocorrências:

1. Sempre haverá profetas e profecias no meio do povo de Deus (v 1);

2. Se a profecia não estiver em harmonia com a Palavra do Senhor, deve ser imediatamente descartada sem o menor constrangimento – “Não ouvirás as palavras daquele profeta” (v 2,3);

3. Tanto os falsos profetas e suas falsas profecias acontecem por permissão de Deus para que o coração do seu povo seja posto à prova a fim de saber se verdadeiramente amamos ao Senhor ou não (v 3);

4. A verdadeira, absoluta e inerrante profecia sempre será aquela contida na Palavra do Senhor (v 4).

1 Coríntios 14:29

29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. (ARC)

1 João 4:1

Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (ARC)

Paulo ao abordar o tema, deixa claro que a profecia no Novo Testamento e não o profeta, deve ser julgada e João aconselha que não devemos crer em todo espírito, antes devemos provar se os tais são provenientes de Deus, exatamente pelo fato de sempre haver muitos falsos profetas tramitando em nosso meio.

Alguém disse: “As pessoas não querem ouvir a sua opinião; elas querem ouvir a opinião delas saindo da sua boca”.

Jeremias na condição de profeta vocacionado e chamado por Deus, tinha um compromisso com a verdadeira mensagem do Altíssimo.

Muitas vezes, tal mensagem pode soar desagradável aos ouvintes, pois nem sempre elas estarão em harmonia com a nossa forma de pensar ou mesmo a forma de vida que estamos vivendo. Naturalmente, quem fala a verdade tem poucos amigos e enfrenta muito estresse.

Por outro lado, o falso profeta tem sempre uma mensagem agradável, aprazível e encantadora. Ele jamais confrontará o erro.

1.1 – Guardai-vos dos falsos profetas

O pastor Claudionor de Andrade, afirma que “o falso profeta é inescrupuloso, arrogante e tem ares de santo; esses indivíduos jogam a igreja contra o seu pastor, induzem os obreiros a desinteligência e lançam os fiéis à apostasia. Eles não vacilam em usurpar a glória que só é devida ao Senhor da Glória”.

Os tais afirmam ser porta voz de Deus e falar em nome de Deus, contudo não o são. Normalmente agem com mais liberdade em igrejas onde o rebando não tem uma boa fundamentação nas Escrituras.

Frequentemente são extravagantes e se apresentam de forma a impactar as pessoas, seja pela oratória persuasiva e ameaçadora ou reclamando para si mesmos a prerrogativa de profetas citando textos isolados das Escrituras tais como: “…credes nos seus profetas e prosperareis” (II Cr 20.20), aliás a mensagem de prosperidade é o carro chefe do seu sermonário. Não raro, tais “profetas” são apanhados em pecados morais, tais como adultério, prostituição, outras vezes utilizando drogas ou bebidas alcoólicas. A sua autoridade não se baseia nas Escrituras, mas em si mesmos, utilizando de jargões que intimidam e causa expectação aos seus ouvintes.

Após “entregar” alguma profecia, realizar algum “sinal”, trazer alguma “revelação”, começa o show de horrores da alta suficiência e glorificação humana em um culto que deveria ser dado a Deus. A igreja fica paralisada e confusa, mas prefere acreditar no falso profeta temendo alguma “maldição”, ou pior, de estar tocando no “ungido do Senhor”.

Temos no Livro Sagrado, total liberdade e confiança para resistir ou mesmo confrontar tais “homens de Deus”. Jeremias não se intimidou diante deles, mas antes os rechaçou (Jr 28.1-17).

Deuteronômio 18:21-2221 E se disseres no teu coração: Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou?

22 Quando o tal profeta falar em nome do SENHOR, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou o tal profeta; não tenhas temor dele. (ARC)Deus deixou o registro sobre como Israel deveria identificar um falso profeta e tal recomendação é aplicável hoje.

O profeta faria o seu pronunciamento e se a tal palavra não se cumprisse, certamente o Senhor não falou por meio daquele profeta, mas o mesmo falou de si mesmo. Não precisamos temê-lo.O falso profeta também se frustra quando a sua mensagem não se cumpri e como forma de autodefesa, costuma culpar a falta de fé das pessoas ou que não compreenderam a profecia tal como deveria ou ainda passam a atacar aqueles que questionam suas falsas mensagens, verdade seja dita, eles nunca assumem o seu erro.

Na última lição aprendemos sobre aqueles que utilizam o “canivete do rei Jeoaquim” para fazer das Escrituras uma colcha de retalhos (item 1.1 da lição 7 do 2º Trimestre de 2017 – para saber mais, acesse através do link: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-de-2017-licao-7-a-coragem-de-um-profeta-levantado-por-deus/ ).

Os falsos profetas, são mestres na arte de manusear o “canivete de Jeoaquim”, pois distorcem com facilidade e cinismo passagens das Escrituras e as utilizam para o seu bel prazer e interesses.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-de-2017-licao-8-o-perigo-de-ser-enganado-por-falsos-profetas/ Acesso em 17 maio 2017.