Lição 6 - Jovens e Adultos - Betel - O Senhor, justiça nossa II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 6 –O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA

...

INTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada afirma que Deus é justo. “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é" (Dt 32:4; 2 Cr 19:7; Rm 9:14). A justiça é uma característica própria de Deus, ela faz parte da sua bondade e misericórdia (Sl 116.5). Deus é justiça por ser imparcial, honesto e reto. O Eterno Deus sempre age com justiça, nunca procede de forma desonesta, Ele retribui a cada pessoa aquilo que merece. Sua justiça é repleta de misericórdia. Deus castiga o pecador, mas perdoa aquele que se arrepende. A mensagem portanto é: “Arrendei-vos, portanto, e converte-vos para que assim sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, (At 3:19).

1. DEUS É A NOSSA JUSTIÇA

“Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”

(Jr 9:24). Deus declara nesse texto, bem como em outros a sua justiça, vale frisar que o modo de Deus trabalhar é fundamentado pela justiça e pela verdade, Ele atende todos aqueles que buscam ajuda. “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.21-23). O apóstolo Paulo explicou que Deus, por meio de sua graça, pode declarar nos inocentes. Quando um juiz em um tribunal declara o réu inocente, todas as acusações são retiradas de todos os registros. Legalmente, é como se a pessoa nunca tivesse sido acusada. Quando Deus perdoa nossos pecados, nossa vida fica completamente limpa. Da perspectiva de Deus, é como se nunca tivéssemos pecado.

1.1. Quem ainda não sofreu uma injustiça?

Deus é justo, Ele sempre estará ao lado da verdade e da justiça. Ele sempre vai defender a causa dos injustiçados e dos inocentes. Jesus Cristo sofreu a injustiça dos homens, mesmo sem cometer nenhum crime foi condenado. Por isso Ele, que sofreu, defenderá os inocentes. Mas por ser o Eterno Deus justo, certamente não se agrada dos injustos, os infiéis, mentirosos, corruptos e contra os maldizentes. Assim, é importante sempre ficar do lado da verdade, da honestidade e da justiça, pois assim Deus estará do nosso lado para nos livrar de todo mal. “Longe está o Senhor dos perversos, mas ouve a oração dos justos.”(Pv 15:29). “Sei que o SENHOR sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado” (Salmos 140:12). É melhor sofrer o dano, o prejuízo e a injustiça do que praticá-la. Deus defenderá sempre o justo. Jesus é o Advogado deste, e não há Advogado melhor do que Deus. Deus sabe de todas as coisas e sabe também a melhor maneira de retribuir e de defender a justiça e a verdade. Ele trabalha da melhor forma para honrar os que merecem, bem como humilhar os que humilham. A justiça de Deus não falha e é perfeita.

1.2. Os líderes destruíam o povo

Jeremias reprovou todos os líderes "pastores" de Judá pela forma cruel com que trataram o povo desamparado (Jr 23. 1-4). Esses líderes não estavam preocupados com o bem-estar da nação. Em vez de conduzirem o rebanho com amor, comandaram impiedosamente e exploraram suas ovelhas. Os pastores não se importavam com as ovelhas, mas Deus sendo justo cuidaria para que esses líderes fossem punidos. Por terem desobedecido a lei e se recusado a confiar no Senhor, esses líderes destruíram a nação e dispersaram o rebanho entre os gentios. No entanto, Deus prometeu ajuntar seu povo e transformar o remanescente numa nação. De fato, um remanescente voltou para Judá depois do cativeiro, reconstruiu o templo e restaurou a terra. Esses líderes deveriam conduzir Israel ao caminho de Deus, mas não o fizeram e foram responsabilizados pela situação difícil da nação; por este motivo, Deus decretou um juízo severo contra eles. A começar pelo reis no cap. 22 e outros líderes que falharam na tarefa de assegurar o bem-estar do povo, assim como os sacerdotes e profetas (v.11). Os líderes são responsáveis pelos que estão confiados a seus cuidados. Quem Deus colocou aos seus cuidados? Lembre-se de que você é responsável, diante de Deus, por quem lidera.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://drive.google.com/file/d/0B-LyesNehRglQkQ1b3hEemR3Rms/view Acesso em 03 maio 2017.