Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - Atributos indispensáveis de um profeta I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 5 –ATRIBUTOS INDISPENSÁVEIS DE UM PROFETA

...

INTRODUÇÃO

Para qualquer homem ou mulher cristãos, falar a verdade não é opção, mas obrigação.

A palavra da verdade deve permear nossas ações, negócios, atitudes e até os nossos pensamentos.

Filipenses 4:8

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (ARC) (grifo nosso).

Jeremias tinha a opção de assim como os falsos profetas que assistiam a nobreza de Judá, falar uma palavra de paz quando não havia paz, trazer uma mensagem politicamente correta para que pudesse conquistar a confiança e o favor dos maiorais, porém, ele era arauto do Senhor e verdadeiro profeta do Altíssimo. Estes se estribam somente na verdade da palavra revelada diretamente por Deus. A confiança de tais homens está fundamentada na fidelidade do Senhor em cumprir com a palavra que eles ministram (Nm 21.19);

Josué 21:45

45 Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu. (ARC)

Fiel é Aquele que inspira os seus profetas!

1 – CORAGEM: ATRIBUTO INDISPENSÁVEL

Me recordo de um filme intitulado “TROIA”, onde o guerreiro Aquiles é chamado para guerrear contra um soldado do exército inimigo de Tessália. Todos aguardavam o valente soldado grego e este se divertia em uma tenda próximo ao campo de batalha. O menino enviado a buscá-lo, o encontra e passa a admirar as histórias relacionadas ao soldado grego até que então, passa a descrever o seu oponente que o aguardava para a peleja. Em determinado momento o moço tenta desencorajar Aquiles dizendo: “O tessálico que irá lutar com o senhor, é o maior homem que já vi. Eu não lutaria com ele“. Uma pausa e Aquiles responde: “Por isso o seu nome nunca será lembrado!”.

Deus sempre se valeu de pessoas de coragem para o exercício de sua obra, enquanto os covardes são desencorajados a permanecerem nela (Gideões e os trezentos – Jz 7.2-7). Os valentes de Davi tiveram os seus nomes relacionados na galeria de homens corajosos (II Sm 23.8-39).

Ter o seu nome relacionado entre os corajosos nesta obra é também honroso.

Juízes 4:9

9 E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes. (ARC)

Assim como outros tantos nas Escrituras, Jeremias com certeza pode ser mencionado como um servo de extrema coragem.

A fidelidade a Deus manterá a bravura dos seus servos. Optar por manter a palavra mesmo diante de consequências tão difíceis, só revela a grandeza do arrojo que Jeremias possuía.

Ele dispunha de peito suficiente para enfrentar as piores tensões que seu ministério exigia.

1.1 – Vai e fale aos ouvidos de Jerusalém

Jeremias principiou o seu ministério profético em Anatote, pequena cidade próxima de Jerusalém. Nesta altura, Deus já o havia levado até a capital da nação, de onde os pecados de Judá fluíam para o restante do estado.

O juízo Divino contra Judá parecia rigoroso demais para ser relacionado com o amor de Deus.

Equivocadamente, muitos apelam para o grande amor de Deus e suas misericórdias a fim de justificarem a absolvição dos seus pecados mesmo sem arrependimento; ainda vivendo uma vida completamente alheia a vontade de Deus.

Neste aspecto, Deus seria como uma moeda que possuí duas faces distintas, uma a misericórdia ou o amor e a outra o juízo derradeiro. Em primeiro momento, o amor e a misericórdia de Deus estão em pleno exercício, mesmo quando correções pareçam tão duras e venham em forma de juízos tão intensos, ainda assim, trata-se deste amor em ação e não o último juízo de Deus, este é a outra faceta da moeda e se dará de forma total, justa e sem recursos de apelação (Sl 96.13; Dn 12.2,3; Mt 12.36,37).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-2o-trimestre-de-2017-licao-5-atributos-indispensaveis-de-um-profeta/ Acesso em 28 abr. 2017.